Devisa confirma mais 2 infecções latentes por tuberculose em bebês

14/02/2013

Autor: Marina Avancini

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) confirmou mais dois casos de infecção latente de tuberculose (quando o paciente tem o bacilo, mas não desenvolve a doença) em bebês nascidos no Hospital e Maternidade Madre Theodora entre janeiro e junho do ano passado.

Desde 25 de setembro de 2012, quando começaram os exames, foram diagnosticados 14 casos de tuberculose e 90 infecções latentes. No total, 1.041 crianças foram atendidas, sendo que 937 não apresentaram nenhum problema.

O tratamento da tuberculose é feito na rede pública de saúde, com três antibióticos administrados durante seis meses. Os casos de infecção latente são tratados com um antibiótico, também durante seis meses.

Em agosto do ano passado a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas detectou um possível surto de tuberculose no Hospital e Maternidade Madre Theodora. Três crianças nascidas na unidade em fevereiro e maio deste ano, além de uma funcionária, foram diagnosticadas com a doença em abril e agosto de 2012.

Volta ao índice de notícias