Jonas Donizette anuncia instalação de um Ambulatório de Especialidades

22/02/2013

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou nessa quinta-feira, 21 de fevereiro, a instalação do primeiro AME (Ambulatório Médico de Especialidade) de Campinas. Serão investidos entre R$ 5 e R$ 6 milhões na adequação de um prédio localizado ao lado do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, no Parque Itália, para o funcionamento do Ambulatório, que irá desafogar as Policlínicas, Ambulatório do Mário Gatti, Unidades de Saúde e Prontos Socorros do município. A previsão é que o prédio reformado seja entregue até meados de 2014.

Campinas é a única cidade da região que ainda não possui um AME para atendimento da população e a implementação deste serviço é um compromisso de campanha do prefeito. A Prefeitura apresentou a proposta de localização e a aprovação do governo estadual veio na semana passada. O município vai investir na adequação do prédio e o Estado entrará com recursos para a implantação e custeio.

De acordo com o secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza, a Prefeitura está desenvolvendo o projeto da ocupação interna do prédio, com área de 3,5 mil metros quadrados, que deve passar por aprovação pelo Estado.

“Existem dois tipos de AMEs, com especialidades clínicas e cirúrgicas. Campinas terá a modalidade cirúrgica e isso irá reduzir a espera no atendimento às especialidades, um dos principais gargalos da saúde hoje”, afirmou Souza.
Na mesma data, o governo também anunciou pacote de investimentos para a criação do CRI – Centro de Referência do Idoso, que deverá ter gestão da Unicamp. O local de implantação ainda está sendo estudado.

Os AMEs

Os AMEs são centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica.

Proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, a orientação terapêutica e a ampliação da oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

Crédito da Foto: Carlos Bassan