Secretaria de Saúde está em alerta para diagnosticar casos de Febre Amarela

02/03/2001

A Secretaria Municipal de Saúde está em alerta para os sintomas da febre amarela. Casos da doença, que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada precocemente, estão sendo notificados na região Centro-Oeste de Minas Gerais, distante 100 quilômetros de Belo Horizonte. Em 2000, a Vigilância Epidemiológica de Campinas notificou um caso de febre amarela importado. Um estudante que mora no município foi infectado pelo vírus da febre amarela durante uma viagem à Chapada dos Viadeiros.

A preocupação das autoridades da saúde ocorre, principalmente, devido à infestação, em Campinas, do Aedes aegypit, mosquito que pode transmitir o vírus da febre amarela e o vírus da dengue. Além disso, há possibilidade de moradores de Campinas terem visitado as áreas endêmicas ou de cidadãos daquelas localidades terem vindo para Campinas e estarem contaminados.

Então, a Secretaria da Saúde está orientando que os profissionais de saúde fiquem alertas para os sintomas da doença, para diagnosticar eventuais casos. Turistas que visitaram a região de Minas Gerais ou outras regiões do Brasil onde vêm sendo notificados casos devem ficar atentos aos sintomas da doença. Se houver manisfetação de febre alta, icterícia (olhos amarelados) ou hemorragia, o cidadão deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência e relatar o fato ao médico.

Quem tiver que viajar para estas áreas de risco deve tomar a vacina contra a doença com pelo menos 10 dias de antecedência à viagem. Quem tomou a vacina recentemente pode ficar tranquilo porque o medicamento é bastante eficaz e mantém imunidade por 10 anos.

A população também pode colaborar para evitar a doença impedindo que o mosquito Aedes aegypti se reproduza. Para isto, basta tomar cuidados simples como eliminar os criadouros, que são os recipientes que acumulam água limpa. Pratos com água dispostos sob vasos de planta, pneus velhos, caixas d'água sem tampa, copos descartáveis, garrafas vazias e qualquer outra vazilha que acumule água pode se transformar num criadouro. "Por isso, a orientação é que as pessoas tomem cuidados necessários para eliminar os criadouros, lembrando sempre que o lixo deve ser jogado no lixo", diz Salma Balista, coordenadora da Covisa.

O que é a febre amarela? É uma doença infecciosa causada por um vírus (flavivírus). Sua principal característica é a insuficiência renal e hepática que pode matar a pessoa infectada em uma semana.

Quais são os sintomas da doença? Na primera fase da doença, que dura até quatro dias, a pessoa tem febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos e dores musculares. A pessoa infectada também pode sentir dor na boca do estômago. Posteriormente, o vírus se localiza no fígado e, então, o paciente começa a Ter sintomas referentes ao comprometimento do órgão. Surge icterícia, sinais de hemorragia, tendências a diminuição da diurese e confusão mental. Nos casos de maior gravidade, estabelece-se insuficiência renal,o paciente pode apresentar coma com convulsões continuadas e morre em um período de 7 a 11 dias. Apenas 10% dos pacientes evoluem para essa forma completa da doença.

Como é transmitida? O transmissor da febre amarela, na cidade, é o mosquito Aedes aegypti. Nas matas, o transmissor é o mosquito do gênero Haemagogus. O hospedeiro natural da febre amarela é o macaco. O transmissor pica um animal carregando o vírus em seu organismo e depois pica o homem. Já contaminado, o homem pode ser picado pelo Aedes, que pode picar outras pessoas e espalhar o vírus.

Volta ao índice de notícias