Secretaria da Saúde inicia campanha contra diabete e hipertensão

02/03/2001

A Secretaria Municipal da Saúde inicia, em 6 de março, uma campanha de prevenção à diabete e à hipertensão. Todas as 44 unidades de saúde do município estarão realizando, gratuitamente, os testes para detectar a taxa de glicemia na população com mais de 40 anos e a aferição da pressão arterial nos cidadãos com faixa etária acima dos 15 anos. Os serviços de saúde também vão fornecer orientações sobre as duas moléstias e encaminhar para tratamento os pacientes que tiverem aumento da pressão ou da glicemia.

A campanha vai até 30 de março e está sendo promovida em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo serão disponibilizados 125 glicosímetros e 250 mil fitas reagentes para os testes de diabete, além de material educativo.

A estimativa das autoridades de saúde é que a diabete já atinja perto de 10% da população campineira. Parte desta população desconhece ser portadora da doença. A moléstia consta, por exemplo, como a sexta causa de mortalidade entre a população feminina de Campinas.

A diabete tem tratamento e o paciente que faz o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado pode levar uma vida normal. Porém, quando o diagnóstico é tardio e o tratamento não é feito, o paciente pode ter complicações que podem causar cegueira, problemas cardíacos e insuficiência renal, entre outras complicações.

A hipertensão está associada à principal causa de morte da população campineira em 2000: a doença isquêmica do coração, que matou 20% dos cidadãos. O infarto agudo do miocárdio, por exemplo, é a primeira causa de mortalidade na população feminina do município. Somente no ano passado, 182 mulheres morreram em decorrência de infarto na cidade.

Dia 6 no Largo do Rosário

Exclusivamente no dia 6, a população poderá fazer os testes e buscar orientações sobre as duas doenças também num posto instalado no Largo do Rosário, no Centro de Campinas. Neste dia, a Secretaria da Saúde realiza evento em parceria com o Centro Acadêmico Adolfo Lutz, da Unicamp, para recepcionar os calouros da Faculdade de Medicina. Além da barraca da hipertensão e da diabete, a Secretaria Municipal de Saúde levará para o Largo do Rosário informações de outros serviços da rede, orientando os cidadãos sobre como usá-los. São serviços que atuam na área de urgência e emergência, atenção à infância e adolescência, DST/AIDS, drogas, saúde do trabalhador e saúde mental.