Secretaria da Saúde realiza evento para informar população sobre serviços da rede

02/03/2001

A Secretaria Municipal da Saúde realiza, na próxima terça-feira, em parceria com o Centro Acadêmico Adolfo Lutz da Unicamp, o Saúde na Praça. O evento acontece no Largo do Rosário, a partir das 9h, e disponibilizará para os cidadãos de Campinas informações sobre os serviços oferecidos pela rede municipal de Saúde e orientações sobre como usá-los. A parceria, inédita, também é uma forma de recepcionar os calouros da Faculdade de Ciências Médicas das Unicamp, que estarão participando do evento em alternativa aos trotes tradicionais.

Na ocasião, estarão instalados no Largo do Rosário vários postos - barracas. Cada um deles atenderá o público para informações sobre determinado serviço:

- Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e Hospital Municipal Mário Gatti, serviços que atuam na área de urgência e emergência

- Criad (Centro de Referência e Informação em Alcoolismo e Drogadição)

- Craisa (Centro de Referência de Atendimento e Informação da Saúde do Adolescente), serviço de atenção à infância e adolescência

- Amda (Ambulatório Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS), Coas (Centro de Orientação e Apoio Sorológico) e CTA (Centro de Testagem e Acolhimento)

- CRST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador)

- Caps (Centro de Apoio Psicossocial) e demais Serviços de Saúde Mental

- Além de uma barraca com informações sobre diabete e hipertensão. Neste posto serão realizados testes de glicose e aferição da pressão arterial. Os pacientes que apresentarem alguma alteração serão encaminhados para os serviços da rede municipal.

- Também estará no local o ônibus do Hemocentro da Unicamp, que fará coleta de sangue

Segundo a presidente do Centro Acadêmico Adolfo Lutz, Patrícia Negrão, o objetivo do evento é sensibilizar, desde o início, o aluno de medicina para as demandas sociais de Campinas. "Aproveitando o gancho do ano internacional do voluntariado, queremos chamar a atenção do aluno para os problemas de saúde que afetam a população da cidade que nos acolhe e para a questão da prevenção. Queremos estabelecer e manter um vínculo com a nossa comunidade", diz Patrícia.

O secretário de Saúde de Campinas, Gastão Wagner de Souza Campos, explica que o evento tem o objetivo de informar os cidadãos de Campinas sobre os serviços do SUS e sobre os direitos dos usuários do sistema. Para Souza Campos, o Saúde na Praça é também uma forma de integrar os alunos da área médica com a comunidade, inteirando-os também sobre as demandas de saúde do município. "Além disso, este tipo de iniciativa contribui para o nosso objetivo de formar profissionais de saúde com uma mentalidade diferente, que se disponham a trabalhar de uma forma nova, humana", afirma o secretário.