Secretaria da Saúde confirma mais oito casos de dengue

13/03/2001

A Secretaria da Saúde de Campinas recebeu, na última sexta-feira, resultados de exames que confirmam mais oito casos de dengue no município, sendo três autóctones e um importado. Os outros quatro casos ainda estão sendo investigados pela equipe da Secretaria da Saúde que deve apontar, nesta semana, se são autóctones ou importados. Com isso, o total de casos confirmados na cidade neste 2001 sobe para 39. Onze deles são autóctones, quatro ainda estão indefinidos e 24 são importados.

A Secretaria da Saúde tem mantido estado de alerta com relação à dengue porque é grande o risco da expansão da epidemia neste meses de março e abril. Além das altas temperaturas, que facilitam a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, há a volta das férias e do carnaval de pessoas provenientes de várias partes do país. Isto propicia aumento na circulação dos sorotipos I, II e III da dengue, exigindo atenção redobrada com as formas hemorrágicas da doença.

Além disso, a Secretaria intensificou, desde janeiro, as ações no combate ao mosquito transmissor da doença. No último domingo, por exemplo, a Secretaria da Saúde em conjunto com as secretarias de Transportes, Segurança e Obras realiza, em parceria com o Jeep Club de Campinas, um arrastão no Satélite Iris. Os agentes da dengue trabalharam em conjunto com os jipeiros, que retiraram todo tipo de lixo e entulho daquele bairro. Além disso, houve distribuição de folhetos educativos e orientação dos agentes para a população.

Os jipeiros utilizarão dois camihões para a retirada do lixo. A concentração será às 8h, em frente o Gordão Lanches da avenida Norte-Sul. Antes de partirem para a ação, os participantes receberam a visita da enfermeira da Covisa (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental) , Salma Balista, e do médico Gastão Wagner de Souza Campos, secretário municipal de saúde. Eles orientaram os participantes e esclareceram todas as dúvidas sobre dengue.

Salma reafirma a importância de iniciativas da própria comunidade no combate à doença, como no caso dos jipeiros. A coordenadora da Vigilância da Secretaria de Saúde, Salma Regina Rodrigues Balista, lembra ainda que as autoridades da saúde pública estão vigilantes. Porém, afirma que é necessário que a população também faça sua parte, eliminando os criadouros e procurando o serviço de saúde mais próximo assim que surgirem os primeiros sintomas da dengue.

A Secretaria da Saúde também está enviando, através de mala direta, um boletim epidemiológico para toda classe médica de Campinas. O documento explica sobre o período de alto risco para a dengue e pede que, nos hospitais, os profissionais notifiquem a suspeita à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar ou ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica. Com relação aos consultórios particulares, a orientação é para que os médicos encaminhem o paciente ao Centro de Saúde mais próximo de sua casa.

Ainda na última quinta-feira, profissionais da Secretaria da Saúde estiveram reunidos com representantes de todos os setores da Prefeitura e discutiram que outras medidas podem ser implementadas para intensificar o combate à doença. "Cada departamento deve olhar seu espaço e promover cuidados com seus próprios prédios", afirma Salma. A intenção, com a reunião, também é promover um trabalho de capacitação de agentes multiplicadores no combate à dengue. "Todo equipamento público tem pessoal que pode ser multiplicador da ações preventivas, intervencionistas e educativas", diz a coordenadora da Covisa. Salma explica ainda que haverá campanhas de mídia e lembra que, nesta época do ano, as ações são intensificadas. Porém, ressalta que o trabalho contra a dengue acontece o ano inteiro.