Operação contra a dengue coleta 43 toneladas

20/03/2001

Equipes da Secretaria da Saúde em parceria com homens do Exército e do Corpo de Bombeiros, integrantes dos Conselhos Locais de Saúde e voluntários da própria comunidade retiraram, no último final de semana, 43 toneladas de entulhos - que incluem criadouros do mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti -  nos bairros de Campinas onde foram realizados arrastões. Durante a operação foram localizados mais 26 casos suspeitos de dengue.

Na região Leste, foram coletadas 22 t. O material foi levado para o aterro Delta 1. Naquela região, na busca ativa dos casos, foi encontrada uma pessoa suspeita de estar com dengue.

Na região Norte, onde aconteceu a operação cata-criadouro, foram coletadas 5 t de material reciclável. Os resíduos foram enviados para uma cooperativa que processa lixo reciclável em Hortolândia. Também na Norte, na área do Parque Anchieta, foram notificados dois cidadãos suspeitos de estarem com a doença.

A coordenadora da operação na região Norte, Kênnia Maria Linares da Silva, afirma que a colaboração da comunidade foi muito importante na operação. Além da receptividade dos moradores, 30 voluntários trabalharam no evento. Ela informa ainda que os arrastões vêm ocorrendo desde o final de janeiro naquela região e ressalta que daqui a 20 dias haverá uma outra operação que incluirá a retirada de resíduos em toda área de cobertura do Distrito de Saúde Norte. Segundo Kênnia, na região Norte foram registrados dois casos suspeitos de dengue, ambos da Vila Padre Anchieta.

Na região Sul, foram coletadas 16 t de resíduos que também foram enviadas para o Delta. Segundo a coordenadora do evento, Renata Lúcia Gigante, a operação incluiu a retirada de resíduos das margens dos córregos São Fernando e Samambaia, localizados respectivamente nos bairros São Fernando e Jardim Tamoio. Naquela região, somente na área do São Fernando, foram notificados 23 suspeitos de estarem infectados pelo vírus da dengue.

Nesta semana, outros bairros estarão incluídos na operação contra a dengue. A Secretaria da Saúde deve definir até a próxima quarta-feira quais serão os locais.

Desde o início do ano foram confirmados 66 casos de dengue em Campinas. Do total, 33 são autóctones, 32 são importados e um ainda está sob investigação. A região com o maior número de casos autóctones é a Leste – 11 -, seguida da Sul – 10-, Norte – 6 -, Noroeste – 4 – e Sudoeste – 2.

Volta ao índice de notícias