Secretaria da Saúde confirma mais 12 casos de Dengue em Campinas

23/03/2001

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu ontem resultados de exames que confirmam mais doze casos de dengue em Campinas. Pelo menos dez deles são autóctones - quando o paciente foi infectado no município onde reside. Os outros dois são importados. Mediante às novas confirmações, o número de casos sobe 88 neste 2001 em Campinas. Do total, 54 são autóctones. Segundo a CoViSA (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental), órgão da Secretaria de Saúde, a atual epidemia é considerada de pequeno porte e de progressão lenta.

Desde janeiro, as ações da Secretaria para conter a epidemia vêm sendo intensificadas. Além das operações como arrastões e cata-criadouros, os profissionais da Secretaria desenvolvem um trabalho educativo com a população. Na segunda-feira, por exemplo, começa na área que faz divisa entre as regiões Noroeste e Sudoeste de Campinas uma operação cata-criadouro, com ênfase nas ações educativas. Serão 15 dias de atividade em parte dos bairros Santa Lúcia, Pedro de Aquino, Perseu e Ipaussurama. As ARs (Administrações Regionais) também participarão fazendo limpeza de terrenos baldios. A orientação da Secretaria é para que a população atenda às equipes da dengue, cujos agentes trabalham devidamente identificados.

Além disso, a Secretaria está trabalhando com os profissionais da rede para que eles façam a suspeição e o diagnóstico precoce dos casos. Dentre as atividades neste sentido, a Secretaria da Saúde está promovendo, hoje, amanhã (sexta-feira, das 13h30 às 17h30) e segunda-feira (das 18h às 22h) um curso de capacitação para médicos e profissionais de saúde de nível universitário envolvidos no atendimento.

No evento, gratuito, serão abordados aspectos teóricos, manejo clínico e avaliação da evolução para formas graves da doença; diagnóstico diferencial e investigação de outras doenças hemorrágicas, purpúricas e exantemáticas, além de apresentação e discussão de casos.

A capacitação acontece no Salão Vermelho da Prefeitura, na avenida Anchieta, 200. O palestrante será o médico Luís Jacinto da Silva, superintendente da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias). A médica da CoViSA (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental), Naoko da Silveira, irá apresentar os casos.

A Secretaria também enviou, por mala direta, comunicado para todos os médicos de Campinas, das redes pública e privada, informando sobre a ocorrência dos casos e solicitando que todos os casos suspeitos sejam comunicados ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica ou à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Em consultórios particulares, a orientação é notificar e encaminhar o paciente ao Centro de Saúde mais próximo, com referência à hipótese de dengue.