Secretaria da Saúde inaugura dois novos Centros de Saúde

23/03/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas inaugura, neste sábado, os centros de saúde Vila Vitória e Carvalho de Moura. As duas unidades começam a funcionar já dentro da lógica do Paidéia - Programa de Saúde da Família.

O Centro de Saúde Vila Vitória fica na Estrada do Friburgo, s/n, a 300 metros do terminal de ônibus do bairro Vida Nova, região Sudoeste de Campinas. O local tem capacidade para atender, inicialmente, a 11 mil pacientes mês. A cerimônia de inauguração será às 10h.

A unidade Carvalho de Moura está localizada na rua Celso Luglio, s/n, na Estrada Velha de Campinas/Indaiatuba, a 2 km do trevo Anhangüera/Santos Dumond. O local tem capacidade para atender a 11 mil pacientes por mês. A cerimônia de inauguração será às 12h.

Na inauguração haverá shows de dança e música com grupos da própria comunidade e de outros locais. Usuários do Hospital Psiquiátrico Tibiriçá estarão montando no Carvalho de Moura oficinas de culinária e de pintura.

 

O que é o Paidéia

O Paidéia é o Programa de Saúde da Família de Campinas. Com esta nova lógica, a secretaria tem o objetivo de tornar o acolhimento dos pacientes mais humanizado e mais resolutivo. A meta é que cada paciente tenha um acolhimento mais técnico na unidade de saúde, isto é ele receberá atendimento conforme o risco. Além disso, no Paidéia os pacientes serão cadastrados.

Cada paciente será atendido por uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de saúde e quatro agentes de saúde. As equipes estarão preparadas para dar atenção integral à saúde de cada paciente. E cada equipe irá atender a 700 famílias.

No momento, Campinas está na fase de habilitação das equipes de saúde da família. Ainda falta contratar os agentes de saúde, que são os profissionais que vão estar trabalhando junto à comunidade. A meta é que até julho, o SUS Campinas esteja operando com pelo menos 100 equipes de saúde da família. O programa será implantado primeiramente na região sudoeste da cidade que é a mais carente e mais SUS dependente.

Volta ao índice de notícias