Secretaria de Saúde e voluntários realizam operação contra a dengue a partir de hoje nos Distritos Sudoeste e Noroeste

23/03/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza, a partir desta sexta-feira (23), operação cata-criadouro na área que faz divisa entre as regiões Noroeste e Sudoeste da cidade, nos bairros Vila União, Santa Lúcia, parte do Perseu Leite de Barros e do Yeda, Parque Tropical e Novo Campos Elíseos. As atividades fazem parte da intensificação das atividades que estão sendo desenvolvidas contra a dengue.

A operação será realizada em parceria com alunos da PUC-Campinas e voluntários das associações de bairro e da Pastoral da Criança. Além disso, também haverá participação dos funcionários das ARs (Administrações Regionais) 5, 7 e 12, do DLU (Departamento de Limpeza e Urbanismo), dos coordenadores dos Centros de Saúde e integrantes dos Conselhos Locais de Saúde.

Os alunos da PUC entram na operação, na segunda-feira, fazendo um trabalho mais minucioso junto com as equipes de controle da dengue e da vigilância à saúde. Eles estarão indo de casa em casa e propondo alternativas para a questão dos pratos com água colocados sob os vasos de flores - que também são criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Além disso, os alunos vão trabalhar para inviabilizar o que sobrou de criadouros.

Também durante a semana que vem, as ARs vão fazer limpeza de terrenos baldios. A partir de segunda-feira, as atividades serão na região do Santa Lúcia, Vila União e Novo Campos Elíseos.

Campinas tem, desde o início do ano, 88 casos de dengue. Do total, 54 são autóctones - quando o paciente contrai a doença no município onde mora.

 

Para as equipes de reportagem que quiserem acompanhar a operação, favor se dirigir ao Centro de Saúde Santa Lúcia, no sábado até as 8h, quando as equipes deverão estar saindo para a atividade. O Santa Lúcia está localizado na rua Henrique Torres, 125. Procurar a Elen Fagundes Costa ou Genoefa Casagrande.

Na segunda-feira, o ponto de encontro é no Centro de Saúde Ipaussurama, também antes das 8h. O Ipaussurama fica na avenida Márcio Egídio de Souza Aranha, 351.

Volta ao índice de notícias