PA Ouro Verde inaugura Plantão de Farmácia 24 horas no SUS Campinas

26/03/2001

O PA (Pronto Atendimento) Ouro Verde inaugura, nesta sexta-feira (23) às 19h, o Plantão de Farmácia. O projeto é da própria equipe do PA em conjunto com a equipe de supervisão do Distrito de Saúde Sudoeste. O objetivo é dar um melhor acolhimento ao paciente e abreviar o início do tratamento, ou seja atender também pacientes que são acolhidos pela unidade nos horários em que os centros de saúde estão fechados.

A estimativa é que a farmácia atenda a uma média de 200 pacientes no período noite - de segunda a sábado - e até 500 pacientes nos domingos. "Esta é uma reivindicação antiga dos nossos pacientes e médicos", afirma o médico Luiz Jorge Correa Passos, coordenador do PA.

As unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas distribuem a medicação durante os horários de funcionamento. Porém, os pacientes atendidos no PA à noite ou durante feriados prolongados ficam sem tomar medicamento porque não têm como retirá-lo. "A Farmácia 24 horas vai suprir esta demanda", diz o médico.

Passos informa que, no início, a farmácia vai funcionar em horários determinados, sendo de segunda a sábado, das 19h às 23h, e aos domingos, feriados e pontos facultativos, das 10h às 22h. "Os antibióticos serão distribuídos na quantidade suficiente para todo tratamento e os medicamentos serão fornecidos em doses que sejam suficientes para o paciente tomar até poder ir à unidade de saúde mais próxima de sua casa e retirar a quantidade suficiente para dar continuidade ao tratamento", explica.

A farmácia terá 51 itens. Entre eles antibióticos, anti-hipertensivos, antiinflamatórios, anticonvulsionantes, antialérgicos, analgésicos, medicamentos para pacientes cardíacos e para escabiose (sarna) e pediculose (piolho), insulinas e medicamentos para queixas gástricas.

Volta ao índice de notícias