Falta de energia deixa atendimento lento no Mário Gatti

30/03/2001

O atendimento no Hospital Municipal Mário Gatti está lento nesta quinta-feira (29 de março). A demora se deve a uma pane ocorrida em um dos seis transformadores da cabine de força, o que deixou parte do hospital sem energia desde às 3h. Apesar disso, os casos de urgência e emergência estão sendo atendidos porque o hospital tem um sistema de gerador que está garantindo o funcionamento de um aparelho de raio x, duas salas de cirurgia de urgência e emergência, elevadores e parte da lavanderia. Além disso, o sistema garante o funcionamento do banco de sangue.

A pane ainda obrigou a direção do hospital a suspender 16 cirurgias eletivas - marcadas com antecedência -, e 12 endoscopias eletivas. Os procedimentos estarão sendo reagendados para o mais breve possível. Os atendimentos no Pronto-Socorro Infantil e no Ambulatório de Especialidades não foram afetados.

A direção do hospital solicitou a outros serviços do município que também atendem às demandas de urgência e emergência que forneçam uma retaguarda para os atendimentos que, normalmente, seriam feitos no Mário Gatti. O Laboratório Municipal também está fornecendo uma retaguarda para a realização de exames. A direção do hospital também solicitou que o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência e Emergência) não leve os casos de muita gravidade para o Mário Gatti.

A direção do hospital solicita também que os usuários com casos menos graves procurem os Centros de Saúde da rede municipal e os Pronto-Atendimentos Ouro Verde, São José e Anchieta. Os casos de maior gravidade devem procurar os hospitais Celso Pierro - da PUC - e o de Clínicas - da Unicamp-, que também atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A direção do Mário Gatti já contratou uma empresa especializada e o hospital deve voltar a atender normalmente ainda no dia hoje. O Pronto-Socorro Adulto do Mário Gatti atende, diariamente, a 600 pacientes.