Saúde notifica 204 pontos de risco em Campinas na luta contra a dengue

07/03/2002

Na luta contra a dengue, um total de 204 notificações, treze auto de infrações aplicados, cinco advertências, quatro multas e fechamento de dois ferros-velhos que tiveram suas atividades comerciais encerradas, completam o saldo da fiscalização que vem sendo feita, desde o início de 2002, pelas equipes distritais de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas

Importante lembrar que as ações foram intensificadas na semana de 22 de fevereiro a 2 de março, quando foi realizada a Campanha de Eliminação dos Ovos do Mosquito da Dengue, desencadeada pela Comissão Regional da Dengue, da Direção Regional da Secretaria de Estado da Saúde (DIR-12).

Participaram dessas ações, técnicos dos cinco Distritos de Saúde, 250 Agentes de Saúde, soldados do Exército e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, com apoio da Associação dos Caçambeiros de Campinas.

De qualquer forma, o trabalho de conscientização da população, remoção de entulhos e criadouros, limpeza de terrenos, bem como notificações e multas, continuam sendo feitos diariamente em toda a cidade, com atenção especial para os bairros da Região Sul, onde estão concentrados 60,2% das notificações.

Balanço

Nessa área, nos bairros de abrangência do Distrito Sul, neste ano, já foram notificados 22 residências e estabelecimentos comerciais e dois ferros-velhos tiveram suas atividades encerradas.

Nos bairros da Região Norte foram aplicadas 43 notificações em pontos comerciais e residenciais. Além disso, foram aplicados treze autos de infração.

Nos bairros de área de abrangência do Distrito Leste, foram aplicadas 41 notificações, um estabelecimento comercial foi advertido e outros dois foram multados.

Na Região Noroeste, as notificações chegaram em 23 residências e estabelecimentos comerciais. Outros quatro foram advertidos e outro acabou multado.

Por fim, na Região Sudoeste, 75 pontos de risco foram notificados e um ferro-velho foi multado e sofreu ação judicial. Nesse estabelecimento, no Jardim Santa Lúcia, criadouros foram removidos e os riscos foram eliminados. Também houve palestra no pátio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).