Campinas participa de jornada voltada para dores crônicas

07/03/2002

Campinas, no período entre 11 e 15 de março, servirá de palco para uma série de eventos voltados para a Dor Crônica. O evento, que está sendo chamado de "Caravana da Dor", é organizado pela ONG Aliviador e percorre diversas cidades do País.

A iniciativa tem por objetivo, entre outras coisas, estimular a participação de profissionais ligados à área da Saúde na identificação de processos patológicos de cronificação de dor. Pretende, ainda, incentivar entidades, como o Senac, a organizar oficinas de ergonomia para evitar dores crônicas.

A Caravana propõe, em Campinas, a formação de associações de portadores de dores crônicas. Durante a semana, o Ambulatório de Dor realizará um curso, no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, sobre Educação continuada em Dor e Cuidados Paliativos.

No dia 13, quarta-feira, haverá distribuição de 2 mil cartilhas com orientações à população sobre a dor crônica. Das 11h às 14h, no Hotel Ermitage, na avenida Aquidabã, 280, está programada uma entrevista coletiva à imprensa com os médicos Manoel Jacobsen Teixeira e João Augusto Bertuol Figueiró, ambos da Fundação FMUSP.

Das 14h às 18h, os dois médicos farão uma conferência dirigida à população leiga para esclarecer dúvidas. No Hotel Ermitage, das 20h às 22h, haverá uma mesa redonda sobre "Antiinflamatórios" dirigida a profissionais da área de Saúde. Esse evento contará com a participação dos médicos Rui Ferriani e José Frota, além de outros convidados.

Volta ao índice de notícias