Campanha remove 103 toneladas de resíduos e envolve 1.520 pessoas

07/03/2002

O balanço final feito pelos cinco Distritos de Saúde de Campinas aponta que 103 toneladas de resíduos, incluindo materiais recicláveis e entulhos, foram removidos de ruas, quintais e terrenos baldios, em Campinas, durante a "Campanha de Eliminação dos Ovos da Dengue". As atividades envolveram 1.520 pessoas.

A campanha envolveu outros 24 municípios da Região e foi desencadeada pela Comissão Regional da Dengue, da Direção Regional da Secretaria de Estado da Saúde (DIR-12), no período entre 23 de fevereiro e 2 de março.

Nessa semana, entre as atividades realizadas, ocorreram arrastões com eliminação de criadouros, fechamento e distribuição de caixas d’água e vistorias em pontos de risco. Além disso, foram efetuadas setenta notificações em estabelecimentos irregulares e aplicadas multas.

Além dos trabalhos de remoção de criadouros e entulhos, com busca ativa em residências e estabelecimentos comerciais, foram promovidas atividades artísticas e recreativas em bairros. Em algumas unidades de Saúde, foram montadas barracas com exposição de larvas e ovos do mosquito da dengue.

Com apoio dos agentes de saúde, alunos e professores participaram de gincanas, atividades teatrais, palestras e apresentação de vídeos. Também foram distribuídas cestas básicas para algumas famílias que participaram do mutirão.

A campanha envolveu áreas de abrangência dos seguintes Centros de Saúde: Santa Lúcia, São Cristóvão, União dos Bairros, Vista Alegre, Itatinga, DIC I, Tancredo Neves, São Marcos, Campineiro, Santa Mônica, Barão Geraldo, Anchieta, Eulina, Sousas e Joaquim Egídio, Costa e Silva, Centro, Conceição, Florence, Integração, Perseu, Floresta, Valença, Orosimbo Maia, Carvalho de Moura, Faria Lima, São José, São Domingos, Esmeraldina, Figueira, Paranapanema, Santa Odila, São Vicente, Vila Ipê e Vila Rica.