Cidade está solidária na luta contra epidemia de dengue

08/03/2002

A solidariedade e o constante exercício de cidadania têm sido, em Campinas, a arma mais eficiente no combate à epidemia da dengue iniciada em meados de novembro do ano passado. Cresce o número de representantes de entidades sindicais, escolas, igrejas, Exército, além do comércio e da indústria, engajados nessa luta.

Por conta dessa somatória de forças, a maioria dos casos confirmados da doença continua concentrada na Região Sul da cidade e a epidemia é mantida sob controle pelas autoridades de Saúde.

Com base nesse indicativo, a Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa) mantém ações diárias nos bairros de abrangência do Distrito Sul, como Campo Belo I e II, Jardim São Domingos ou Jardim Fernanda. Essas ações consistem em remoção de criadouros, buscas ativa de suspeitos, notificações e, sobretudo, um intenso trabalho de conscientização.

Conforme explica Maria Filomena de Gouveia Vilela, coordenadora de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, todos os dias novos voluntários entram em contato com a Secretaria para oferecer apoio e propor novos modelos de ação. Segundo Filomena, essa somatória de forças tem sido o fiel da balança no controle da epidemia.

Hoje, o trabalho da Prefeitura está sendo reforçado por estudantes, que distribuem folhetos, pelos supermercados que permitem cartazes nas paredes, pelos sindicatos que emprestam carros de som e por outras entidades que fornecem caçambas e outros materiais. A cidade está participando ativamente da campanha, explica a coordenadora.

Novos casos

Relatório fornecido pelo Instituto Adolfo Lutz no último dia 7 confirma 69 novos casos de dengue em Campinas. Com essa nova lista, Campinas conta 502 casos em 2002, sendo 356 autóctones, 99 importados e 47 em investigação.