Cândido entra na campanha de prevenção à dengue

12/03/2002

Nesta terça, 12 de março, das 9h às 11h, o Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" promove um evento de orientação e prevenção da Dengue. O evento é aberto à comunidade de Sousas, com a participação de usuários, funcionários e membros da Cipa.

As principais informações a respeito da doença - forma de contágio e prevenção - ficarão a cargo da equipe do Núcleo Clínico do hospital, que orientará todos os participantes.

A intenção, segundo a gerência do Núcleo Clínico (NC), é partir para ações práticas dentro da própria instituição e informar a comunidade, numa tentativa de combater a doença.

Os membros da Cipa farão a divisão da hospital por áreas e os funcionários de cada unidade ficarão responsáveis, posteriormente, pela divulgação das informações junto aos usuários e mobilização das equipes. Conforme a gerência do NC, a contribuição dos usuários do Cândido pode começar pela coleta de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O que é "Cândido Ferreira"

O Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira", localizado em Sousas, Campinas/SP, a 93 km da capital, é referência em tratamento de saúde mental no Brasil, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde desde 1993.
O principal objetivo do serviço é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes. O Cândido atende cerca de mil usuários por mês.

Histórico

A entidade filantrópica foi fundada em 1924. O ano de 1990, porém, marca uma nova fase na história do Cândido Ferreira. Depois da assinatura de um convênio de co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, iniciou-se um processo de humanização das formas de cuidar que dura até hoje.

Portas foram abertas, grades foram tiradas, foi abolido o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos passam a se dar buscando a reinserção social dos usuários na vida familiar e comunitária.
O trabalho vem sendo uma das formas eficazes de cuidar a saúde mental e reinserir socialmente pessoas até então excluídas socialmente.