"Iluminar" inaugura espaço reservado para atender vítima de violência sexual

20/03/2002

O Projeto Iluminar Campinas – Cuidando das Vítimas de Violência Sexual - inaugura, nesta quinta-feira (21 de março), o novo espaço para exames de Corpo de Delito do IML (Instituto Médico Legal).

Com isso, mulheres, adolescentes e crianças vítimas deste tipo de violência passam a ser atendidas num espaço reservado exclusivamente para elas.

Até agora, os exames eram feitos em um ambiente inóspito, de risco, que, muitas vezes, reproduzia a violência do estupro e na presença do agressor. A partir desta quinta-feira, com a inauguração deste novo espaço, as pessoas acometidas pela violência sexual não vão mais passar por este tipo de constrangimento.

O que é o Iluminar

O Projeto Iluminar é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. Foi implantado em meados de 2001 em Campinas e vem mudando o tratamento dispensado às vítimas da violência sexual no município. Desde o ano passado, quando este tipo de ocorrência passou a ser de notificação obrigatória em Campinas, foram realizados 8.934 exames de corpo de delito no IML, sendo que 224 das ocorrências foram conjunção carnal, 131 foram classificados como atos libidinosos e 8.578 como lesão corporal.

Volta ao índice de notícias