Campinas participa de pesquisa em saúde bucal

20/03/2002

Campinas está incluída entre as quatro cidades paulistas, na área de abrangência da Divisão Regional (DIR) 12, que participarão do Levantamento Epidemiológico de Saúde Bucal 2000, que terá início no próximo dia 10 de abril. O último trabalho dessa natureza, no País, aconteceu em 1996.

O levantamento envolve o Ministério da Saúde, secretarias de Estado e prefeituras. A iniciativa, que estava programada para 2000, acabou sendo prorrogada para abril deste ano. Além de Campinas, também foram sorteadas para participar do programa as cidades de Pedreira, Várzea Paulista e Vargem, todas subordinadas à DIR 12.

Conforme explica a dentista Rosana da Costa Selhi, coordenadora do evento em Campinas, o objetivo da pesquisa é avaliar as condições de saúde bucal da população brasileira e utilizar os dados para implementar políticas de saúde bucal. Nesse trabalho serão examinados dentes e gengivas de bebês a partir de 18 meses de idade, até adultos com 74 anos.

Segurança

Os exames serão realizados em escolas, creches e domicílios. Rosana lembra que os profissionais estarão devidamente identificados. Ela ressalta, ainda, que os exames serão realizados com absoluta higiene e segurança. "O resultado dessa pesquisa será muito importante para prevenir doenças bucais e melhorar a saúde de todos", afirma.

Segundo a coordenadora, só em Campinas serão examinadas 829 pessoas durante o levantamento, que deve se estender até meados de junho deste ano.

A equipe que atuará em Campinas contará com cinco dentistas da Secretaria de Saúde e mais cinco anotadores. Os profissionais serão treinados por professores da Faculdade de Odontologia da PUC de Campinas.

Maiores informações, com a dentista Rosana da Costa Selhi, pelos telefones (19) 3236-4594 ou 9133-6345 e, também, na SMS nos números 3735-0287 e 3735-0173.