Secretaria de Saúde faz arrastão contra a dengue em diversos pontos de Campinas neste sábado

22/03/2002

Também haverá ações educativas e colaboração da Secretaria de Serviços Públicos e de Coordenação das Administrações Regionais, da Sanasa e da Secretaria de Educação; o Exército, os escoteiros e a população também participam das atividades.

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza, amanhã (23 de março), arrastões para eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e atividades educativas no combate à doença em vários bairros da cidade. A Secretaria de Estado da Saúde definiu a data (23 de março) como dia D estadual no combate à doença.

Na região Noroeste, haverá arrastão no Jardim Ipaussurama. A atividade terá a participação dos escoteiros de Campinas. Na vila Perseu de Barros, a população se une aos profissionais de saúde num "panelaço" com o objetivo de chamar a atenção da comunidade no combate à doença.

No Dic 1, na região Sudoeste, profissionais de saúde terão a ajuda dos soldados do Exército na eliminação dos criadouros. Ainda naquela região, na área do Eldorado dos Carajás, também será realizado arrastão.

Nesta sexta-feira (22) e na segunda (25), agentes de saúde do Centro de Saúde Capivari desenvolvem trabalho educativo com alunos da Escola Estadual Antônio Pires Barbosa. Os profissionais vão desenvolver atividades como paródias musicais, desenhos e tarefas de casa com o objetivo de passar informações sobre a doença. Dentre as atividades se destaca uma brincadeira onde as crianças fazem caça aos criadouros.

Na região Norte, em Barão Geraldo e no Jardim Aurélia, agentes de saúde e outros profissionais da Secretaria de Saúde farão visitas de casa em casa em busca de eventuais casos da doença. Os moradores também serão informados sobre formas de prevenção.

O DLU (Departamento de Limpeza e Urbanismo) da Prefeitura vai mobilizar 41 equipes para atuar em conjunto com a Saúde neste sábado. Cerca de 400 homens vão estar trabalhando na limpeza da cidade com 100 roçadeiras, dois tratores agrícolas e quatro retro-escavadeiras. A Sanasa também trabalhará em conjunto com a Secretaria de Saúde oferecendo o apoio logístico para as atividades.

Números – Campinas tem confirmados, desde janeiro de 2002, 647 casos de dengue. Deste total, 492 são autóctones, 121 importados e 34 estão em investigação. Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde já investigou 4.538 suspeitos de terem sido infectados pela doença.