Violência sexual: uma questão de saúde

22/03/2002

Campinas acolhe suas vítimas

O Projeto Iluminar Campinas – Cuidando das Vítimas de Violência Sexual - inaugurou, na última quinta-feira (21 de março), o novo espaço para exames de Corpo de Delito do IML (Instituto Médico Legal). Com isso, mulheres e homens, adolescentes e crianças vítimas de violência doméstica e sexual passam a ser atendidos num espaço reservado exclusivamente para eles.

Até agora, os exames de corpo de delito para casos de violência sexual eram feitos em um ambiente inóspito, de risco, sem cuidados com higiene e saúde e que reproduzia a violência do estupro já que poderia, em algum momento, colocar a vítima em contato com o vitimador ou algum presidiário e fazê-la relembrar o fato. A partir desta quinta-feira, porém, com a inauguração, as vítimas não vão mais passar por este constrangimento.

O novo espaço de acolhimento só foi possível através do Projeto Iluminar, da Secretaria Municipal de Saúde. O Iluminar foi implantado em meados de 2001 em Campinas e vem mudando o conceito da assistência às vítimas de violência sexual no município. O projeto estabeleceu um protocolo que acolhe as vítimas valorizando a escuta afetiva e competente e desenvolvendo a solidariedade operante cuidando, portanto, da saúde física, mental e civil.

O Projeto Iluminar capacitou para este acolhimento toda a Guarda Municipal, os profissionais das escolas municipais, creches e Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), os serviços da Secretaria de Assistência Social, funcionários da Delegacia da Mulher e do IML, além dos trabalhadores dos Prontos-Socorros municipais e do Samu (Serviço Municipal de Atendimento Médico de Urgência).

Todos os serviços envolvidos no Iluminar são chamados de pontos de luz, já que buscam tirar da escuridão a questão da violência sexual em Campinas.

O Projeto Iluminar fez parceria importante com o Cemicamp, responsável pela capacitação dos profissionais juntamente com o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher).

Os números

Os pontos de luz do Iluminar encaminharam 30% dos casos de violência atendidos no IML no ano passado. No total, o IML realizou 8.934 exames de corpo de delito, sendo que 224 das ocorrências foram conjunção carnal, 131 foram classificados como atos libidinosos e 8.578 como lesão corporal.

O cuidar

O Projeto Iluminar Campinas – Cuidando das Vítimas de Violência Sexual foi criado para cuidar de mulheres e homens, adultos, crianças ou adolescentes até 16 anos.

Ao ser recebido em um Centro de Saúde, escola, Conselho Tutelar ou em qualquer Centro de Referência, a vítima é acolhida e orientada, a queixa é identificada e o paciente é imediatamente encaminhado para atendimento médico e assistência psicológica.

No caso de mulheres, o atendimento inclui anticoncepção de emergência. Em todos os casos é feita a imunização contra hepatite e aplicação do coquetel contra a Aids.

A vítima também é orientada para fazer Boletim de Ocorrência e agendar exame de corpo de delito.