CIRCUL...ANDO... traz ao público o desafio da transformação do lixo

22/03/2002

Na próxima terça, dia 26, às 20h, acontece a abertura da exposição “CIRCUL...ANDO”, da Artista Plástica Sarita Romano, na Pizzaria Fiducia (Rua Padre Almeida, 352, Cambuí, Campinas/SP). 

A mostra seguirá em cartaz até dia 26 de abril, aberta ao público diariamente, a partir das 18:30h. A mostra é composta de aproximadamente 50 trabalhos, predominantemente circulares. Os trabalhos redondos vão de 25 cm a 1,10 de diâmetro. Já os retangulares medem de 30x40cm a 60x90cm. Na técnica Sarita utiliza-se de um mix de papel, tinta acrícila, purpurina, sementes, folhas secas e suas variações. Para a artista, a novidade está no suporte das obras, em que utilizou papelão e duratex, muitas vezes encontrados no lixo. Para ela, a mostra prova que “não há necessidade de telas para pintar”. “O importante são os suportes reciclados, baratos, sem gasto algum. Suportes que fui recolhendo e ganhando”, revela, justificando que não é necessário gastar para fazer arte. “Circul...ando” é um resumo desta viagem que Sarita faz pelos materiais, pelas tentativas, permitindo, por exemplo, transformar o lixo, sementes e folhas, em objetos de arte. “Esta é um liberdade que eu estou me dando, para circular entre os suportes, técnicas, materiais, aprendendo sozinha, arriscando e permitindo”, define. 

Sarita Romano completa 38 anos justamente no dia em que abre sua terceira mostra individual. Campineira, iniciou seus trabalhos em artes em novembro de 1999, no Espaço 8 Atelier (atelier de arte do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira), quando veio encaminhada de um centro de saúde municipal, para estar frequentando o Centro de Convivência da instituição. A partir daí Sarita não parou mais. Ela considera 99 um divisor de águas, tanto em sua carreira artística, como na vida pessoal. Sua inserção no Espaço 8 possibilitou descobrir a artista que até então não conhecia. Hoje, além de artista reconhecida, Sarita tornou-se funcionária da instituição. 

O Espaço 8 Atelier surgiu em 1992, como uma das possibilidades de cuidar em saúde mental. Desde 1990, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas permitiu que o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira humanizasse as formas de tratar. Grades foram retiradas, muros derrubados e a camisa de força foi abolida. Muitos caminhos são utilizados para o tratamento e a reinserção social dos usuários do serviço, e a arte é uma das grandes portas abertas para a inclusão e reconhecimento social.

Volta ao índice de notícias