Secretaria de Saúde sorteia locais onde será realizado censo de saúde bucal

26/03/2002

A Secretaria de Saúde sorteia, nesta quarta-feira (24 de março), as quadras onde serão visitadas escolas, creches e domicílios de Campinas que responderão ao censo de saúde bucal. O levantamento epidemiológico, que começa em 10 de abril, faz parte do Projeto SB 2000 – Condições de Saúde Bucal da População Brasileira.

Na região Leste de Campinas serão sorteadas dois locais do São Quirino e um do Taquaral e outro do Centro. Na Sul, a área sorteada será no Figueira, na Norte, no Aurélia e Chácara Margarida e na Noroeste será sorteada uma área no Florence.

A pesquisa é uma realização conjunta entre Ministério da Saúde e secretarias municipais e de Estado da Saúde e prefeituras. Na região da Direção Regional de Saúde DIR 12, mais três cidades além de Campinas foram escolhidas para fazer parte do levantamento.

O objetivo do trabalho é avaliar as condições de saúde bucal da população de Campinas e utilizar os dados para implementar políticas nesta área. Os profissionais que trabalham no censo vão examinar dentes e gengivas de todas as pessoas com idade entre de 18 meses e 74 anos. Todos os profissionais envolvidos no trabalho estarão devidamente identificados e os exames serão realizados com absoluta higiene e segurança.