Prefeitura de Campinas retira 28 toneladas de entulhos no dia D estadual contra a dengue

27/03/2002

Município tem 697 casos de dengue confirmados este ano; 513 são autóctones

A Prefeitura de Campinas retirou, de vários pontos da cidade, mais 28 toneladas de entulhos e outros materiais que podem servir de criadouro para o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, no último sábado (23). A Secretaria de Estado da Saúde definiu a data como dia "D" estadual no combate à doença.

Na região Noroeste da cidade, na área do Centro de Saúde São Quirino, foram retiradas 5 toneladas. Cerca de 80 pessoas estiveram envolvidas na operação naquele local. No Ipaussurama foram retiradas 4 ton. e 70 pessoas trabalharam, não só na remoção dos criadouros, mas também na busca de eventuais casos. No Perseu, houve remoção de 7,5 ton. e 45 pessoas atuaram também na busca de casos.

Na região Sudoeste, a operação resultou na retirada de 11 toneladas e 120 pneus. Além disso, 1.500 residências foram visitadas e a população foi orientada quanto às maneiras de agir para evitar que o mosquito se reproduza. Os bairros envolvidos foram Jardim Rosalina, Jardim Telesp, Eldorado dos Carajás, Dic 1 e Jardim Capivari.

Na região Norte, nas áreas da Vila Padre Anchieta e do Santa Bárbara houve remoção de 1,5 ton. de materiais e busca de suspeitos de terem sido infectados pelo vírus da dengue em 40 quarteirões. Na área do Jardim Aurélia e de Barão Geraldo, houve arrastão e as casas estabelecimentos de risco que estavam fechados foram notificados. Também foram desenvolvidas atividades educativas nos bairros atendidos pelos centros de saúde do Jardim Eulina, Padre Anchieta, Barão Geraldo, Santa Bárbara e Aurélia.

As equipes da região Sul concentraram seus esforços na área no Campo Belo, onde há o maior número de casos da cidade. Lá foram distribuídas 140 caixas d’água e recolhidos 200 tambores. Na área do Faria Lima, foi feita aplicação de inseticida em escolas e residências.

Luta permanente – Na próxima semana (entre 1 e 7 de abril), equipes da Secretaria de Saúde estarão fazendo aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue na região Sudoeste, na área do Tancredão e do Santa Lúcia. Na região Sul, a aplicação será na área da Vila Rica, e na região Noroeste, nas áreas do Integração, Balão do Laranja e Perseu. As atividades educativas e arrastões também prosseguem em vários pontos da cidade.

A vigilância epidemiológica de Campinas informa que a aplicação do inseticida é feita somente como medida complementar nos locais onde haja transmissão importante da doença. Os profissionais da vigilância também informam que o inseticida mata somente o mosquito adulto e não surte efeitos contra as larvas e ovos do Aedes aegypti. Portanto, é imprescindível que a população elimine sempre os locais que possam servir de criadouros para o mosquito.

Números – Campinas tem confirmados, até o momento, 697 casos de dengue, sendo 513 autóctones, 125 importados e 59 casos que ainda estão em investigação.

Cuidados – A Secretaria de Saúde informa que a população deve tomar as providências abaixo quando as equipes visitarem suas casas para aplicar o inseticida:

• Guardar em lugar fechado ou cubra qualquer tipo de alimento, depósito de água ou material de cozinha;
  • Guardar em lugar fechado ou cubra roupas limpas e retire a roupa do varal mesmo que molhada, colocando-as de volta, se necessário, após o final do inseticida;
  • Cobrir ou vire bebedouros de animais (cães, gatos, aves) e cubra gaiolas de passarinhos;
  • Erguer as colchas das camas e as toalhas das mesas;
  • Quando a equipe chegar, manter portas, janelas e cortinas abertas, inclusive o Box do banheiro, facilitando a entrada do inseticida na casa.
  • Durante a aplicação do inseticida permanecer na calçada oposta à sua casa, junto com as crianças e pequenos animais;
  • Só entrar em casa depois de 15 minutos da aplicação do inseticida;
  • No caso de pessoas doentes e acamadas, manter a porta e janela do quarto fechada durante a aplicação, abrindo-as 30 minutos após a aplicação do inseticida.