Entrevista sobre infecção hospitalar

06/03/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas promoveu, no final de fevereiro, treinamento sobre infecção hospitalar para profissionais de saúde que atuam na rede municipal de saúde e para integrantes de equipes de Comissão de Infecção Hospitalar de todos hospitais da cidade. O treinamento, que teve como tema "Uma nova ótica", ocorreu em duas etapas, nos dias 18 e 21, no Hotel Nacional In. Setenta pessoas participaram.

Para informar sobre a importância do evento e sobre direitos e deveres do cidadão com relação à infecção hospitalar, o médico sanitarista Vicente Pisani Neto, coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, concedeu entrevista à assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde.

Um dos temas abordados no evento foi infecção hospitalar e cidadania, quais são os direitos dos usuários dos hospitais com relação à infecção hospitalar?

Vicente - O cidadão deve exigir que medidas higiênicas sejam realizadas por todos o membros da equipe de saúde, coisas simples como lavagem das mãos, uso de luvas e uma boa limpeza no ambiente hospitalar.

Existem maneiras do cidadão colaborar no controle da infecção hospitalar?

Vicente - Sim. É necessário evitar a presença de muitas pessoas dentro do quarto nos horários de visita, não tocar em feridas de doente internado, não visitar doentes internados se tiver com alguma doença transmissível e, quando necessário, usar paramentos (máscaras, touca etc) durante as visitas.

Que outros temas foram abordados?

Vicente - Indicadores de infecção e qualidade, Evolução dos modelos de vigilância das infecções hospitalares, Vigilância de infecção em instituições de longa permanência, O uso de antimicrobianos: indicadores e relevância, Vigilância das infecções hospitalares em hospital dia, Vigilância das infecções hospitalares em hemodiálise, Prevenção e controle em Infecção de sitio cirúrgico, infecção da corrente sangüíneas, pneumonias hospitalares e em berçários.

Qual é o papel da Vigilância Sanitária de Campinas no controle da infecção hospitalar no município?

Vicente - A Vigilância recebe relatórios mensais do controle de infecção hospitalar vindo das comissões de controle de infecção hospitalar e analisa e verifica se estão sendo tomadas medidas para diminuir a incidência de infecção na instituição. Também analisa a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde).