Saúde amplia humanização nas maternidades da cidade

10/03/2003

No Centro de Saúde a mulher é acolhida e assistida por sua própria equipe do Paidéia – Saúde da Família, que orienta, realiza exames, inclui a grávida no grupo de gestantes e prepara-a para o momento do parto e para os cuidados com o bebê. Trabalho é parte do Campinas Cidade-Mãe

A cidadã campineira Luciana Aparecida Scavassani, de 28 anos, deu à luz uma menina nesta sexta-feira, 7 de março, na Maternidade de Campinas. O bebê nasceu às 10h30 de parto normal. A experiência da maternidade não é novidade para Luciana, que tem outros três filhos. No entanto, desta vez, ela viveu uma situação totalmente nova. Diferentemente das três vezes anteriores, nesta sexta-feira, quando deixou a sala de parto, Luciana já estava acompanhada e amamentava a filha recém-nascida. "Me senti mais segura, mais tranqüila e muito emocionada", confessa.

E, a partir de agora, todas as gestantes de Campinas que tiverem a gravidez assistida pelos Centros de Saúde poderão viver a mesma experiência de Luciana. A inovação é parte do Projeto Campinas Cidade-Mãe, da Secretaria de Saúde de Campinas, que garante o pré-natal e o parto humanizados. O Cidade-Mãe já vem sendo implantado na cidade há dois anos e será lançado oficialmente no próximo sábado, às 9h, pelo Ministro da Saúde Humberto Costa.

Por meio do Cidade-Mãe, as mulheres podem fazer o exame para detecção da gravidez e acompanhamento da gestação e preparação para o parto no CS (Centro de Saúde) mais próximo de sua casa. No CS, a gestante é acolhida e assistida por sua própria equipe de saúde, a equipe do Paidéia – Saúde da Família. Além das consultas, exames, medicação se necessário e orientações, ela também recebe informações nas reuniões do grupo de gestantes sobre como cuidar do bebê, a importância da amamentação, a anticoncepção no pós-parto, como e quando procurar o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas, e demais cuidados que deve adotar nesta fase.

A gestante ainda é encaminhada para conhecer a maternidade onde vai dar à luz. Dependendo do Centro de Saúde que ela freqüenta, pode ser a Maternidade de Campinas, o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) ou a maternidade do Hospital Celso Pierro.

E, a partir deste mês de março, a Secretaria de Saúde avança ainda mais na humanização do parto, já que ao dar à luz, a mulher poderá estar acompanhada do seu companheiro ou de alguma outra pessoa de sua confiança.

A Maternidade de Campinas, um dos hospitais conveniados à Secretaria Municipal de Saúde, oferece palestras para as gestantes e seus acompanhantes onde eles podem conversar sobre as questões da gestação e entender melhor os procedimentos do parto.

"É importante que a pessoa que vá acompanhar a gestante, seja o pai do bebê ou outra pessoa de sua confiança, entenda previamente o que é o trabalho de parto e como funciona a sala obstétrica", explica o diretor da Maternidade de Campinas, Carlos Alberto Politano.

O médico Marcos Miele, ginecologista-obstetra da Maternidade, diz que o pré-natal e o parto humanizados, embora mudem pouco o ato técnico do parto, contribuem e muito para que o bebê nasça em boas condições. "E também é um estímulo para que a mamãe se recupere mais rápido", afirma, elogiando a iniciativa da Secretaria de Saúde de Campinas.

Para a médica da Secretaria de Saúde, Verônica Gomes Alencar, coordenadora da Saúde da Mulher, o Cidade-Mãe é uma das conquistas mais importantes das mulheres de Campinas nos últimos anos. De acordo com ela, a assistência à gestante desde o início da gravidez e a presença do companheiro no momento do parto proporciona mais segurança à mulher e possibilita que o trabalho de parto evolua da forma mais natural possível.

"O parto é um momento especial na vida das mulheres e da sua família. É muito doloroso afastá-las da família neste momento", diz Verônica, parabenizando as mulheres de Campinas, a Secretaria de Saúde e Governo Popular e Democrático pela conquista.

Volta ao índice de notícias