Saúde amplia humanização do pré-natal e do nascimento

11/03/2003

Gestantes assistidas pelo Centro de Saúde de Sousas conheceram nesta terça-feira, 11 de março, a maternidade do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), onde terão seus bebês. A visita é parte do Projeto Campinas Cidade-Mãe. O trabalho, que já vem sendo colocado em prática há dois anos no município, promove a humanização do pré-natal e do parto.

Entre as grávidas que visitaram a maternidade, estava Alair Xavier. Ela tem 23 anos e espera o terceiro filho. O bebê deve nascer até dia 27 de abril. E, desta vez, segundo ela, embora a emoção e a expectativa sejam iguais às vividas nos partos anteriores, existe uma novidade.

Alair se diz mais segura. De acordo com ela, desta vez, pelas orientações e pelo acompanhamento que recebeu no Centro de Saúde, pôde conhecer o local onde seu bebê vai nascer e sabe que será atendida com qualidade e com dignidade.

"É muito bom. E não só para as mães de primeiro filho. Ajuda muito também as mulheres que, como eu, já têm outras crianças", diz. Alair mora em Joaquim Egídio e tem uma menina de seis anos e um menino de oito. Ela ainda não sabe o sexo do bebê que está para chegar.

A visita à maternidade também conseguiu abrandar um pouco a ansiedade de Claudinéia Cristina Bozzi. Aos 16 anos, ela aguarda até o próximo mês a chegada do primeiro filho. Ela conta, tímida, que é um menino. "É muito bom poder conhecer o lugar onde meu bebê vai nascer. Pude tirar minhas dúvidas, conhecer o hospital, a equipe de enfermagem e o lugar onde vou ficar depois do parto", afirma Claudinéia.

Além da visita à maternidade, as gestantes que fizerem acompanhamento da gravidez nos Centros de Saúde poderão, a partir de agora, estar acompanhadas no momento do parto ou pelo seu companheiro, ou pela sua mãe ou por outra pessoa de sua confiança. Com o Cidade-Mãe as visitas do pai do bebê também ficam liberadas em qualquer horário. Até então, as visitas eram com hora marcada e por tempo limitado.

Para o médico ginecologista-obstetra José Guilherme Cecatti, do Caism, o Cidade-Mãe é um "marco histórico" para Campinas. "As mulheres passam a ter a atenção adequada a que todo cidadão tem direito, a atenção com qualidade e dignidade", diz.

A Secretária de Saúde de Campinas, a médica Maria do Carmo Cabral Carpintéro, que acompanhou a visita das gestantes ao Caism nesta terça, afirma que o Cidade-Mãe, além de ser um direito de todas as mulheres, é uma conquista de cada cidadã campineira. "É o direito de ser mãe numa cidade mãe", diz.

O Cidade-Mãe é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvido em parceria com as maternidades do Caism e do Hospital Celso Pierro, com a Maternidade de Campinas e tem o apoio do Ministério da Saúde.

Volta ao índice de notícias