Saúde amplia especialidades no tratamento odontológico

14/03/2003

Serviço de periodontia vai atender moradores da área de abrangência dos Centros de Saúde da Vila Ipê, São José e Carvalho de Moura


A Secretaria de Saúde de Campinas acaba de colocar em prática, na região Sul de Campinas, um projeto piloto que disponibiliza assistência às pessoas acometidas por enfermidades na gengiva, chamadas de doenças periodontais.

Atualmente, este é um dos problemas de maior incidência entre a população adulta e idosa de Campinas, conforme mostrou pesquisa recente do Ministério da Saúde.

Os primeiros a serem contemplados com a especialidade são os moradores da área de abrangência dos Centros de Saúde da Vila Ipê, São José e Carvalho de Moura.

Segundo o dentista Isamu Murakami, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Campinas, a idéia é que até 2004 toda a Rede de Saúde do município conte com profissionais capacitados para atender os casos de periodontia.

"Além de trabalharmos com prevenção, nos Centro de Saúde citados acima, já estamos realizando cirurgia periodontal e enxerto", diz Isamu.

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas dispõe de 230 dentistas que prestam atenção primária à saúde bucal de 12% da população. Esse serviço inclui restaurações, extrações, periodontia básica e prevenção.

A Secretaria ainda tem intensificado, por meio de diagnóstico precoce, as ações de prevenção de câncer bucal.

Num segundo momento pretende ampliar as especialidades de odontologia para todo o município. Assim, até 2004, a rede de saúde do município passará a oferecer, além da periodontia, a endodontia (que trata canal), e serviços de referência para diagnóstico bucal e próteses dentárias.

De acordo com estudo divulgado no segundo semestre de 2002 pelo Ministério da Saúde, entre a população campineira idosa (acima de 65 anos), 76% usam prótese na arcada superior e 52% na arcada inferior. O município tem, segundo o IBGE, perto de 90 mil cidadãos nesta faixa etária.

Volta ao índice de notícias