Saúde ganha consultórios odontológicos da ACDC

18/03/2003

A ACDC (Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas) acaba de doar oito consultórios odontológicos seminovos para a Secretaria Municipal de Saúde. A entrega simbólica dos equipamentos ocorre às 15h da próxima quinta-feira, 20 de março, na sede da ACDC, na rua Francisco Bueno de Lacerda, 300, Parque Itália.

A cerimônia contará com presença da prefeita de Campinas, Izalene Tiene. Na mesma oportunidade, a prefeita será convidada oficialmente para ser a presidente de honra do 15o Conclave Odontológico Internacional de Campinas, que ocorre em maio.

De acordo com o dentista Isamu Murakami, coordenador da área de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, os consultórios vão ser utilizados na ampliação dos serviços nos Centros de Saúde e também para repor equipamentos que já estão ultrapassados. Ele informa que existe, inclusive, a possibilidade de futuramente a doação ser ampliada.

Isamu ressalta a importância da parceria entre ACDC e Secretaria de Saúde. "O papel que a Associação desempenha, atualmente, de suporte para nossas ações é fundamental", diz. O coordenador informa que 40% dos atendimentos feitos pela ACDC são para pacientes encaminhados pelos Centros de Saúde de Campinas.

A assistência prestada pela ACDC é para procedimentos especializados dos quais a Secretaria de Saúde não dispõe no momento, como ortodontia (colocação de aparelhos), por exemplo. Além disso, Isamu lembra que a ACDC tem sido parceira também nos processos que viabilizam a criação do Centro de Referência de Diagnóstico Bucal da Prefeitura. E também cedendo espaços na sede da Associação para reuniões e capacitações.

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas dispõe de 230 dentistas que prestam atenção primária à saúde bucal de 12% da população. A atenção primária inclui restaurações (obturações), extrações, periodontia básica (tratamento de gengivas) e prevenção.

A Secretaria ainda desenvolve ações para prevenção de câncer bucal e passará a oferecer, em breve, além da periodontia, a endodontia (que trata canal), e serviços de referência para diagnóstico bucal e próteses dentárias.