Banco de Leite Humano completa dez anos

19/03/2003

Comemorações para marcar a data ocorrem nesta quinta-feira, 20 de março, a partir das 10h, na Maternidade de Campinas

O Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas acaba de completar 10 anos. Para comemorar a década, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Maternidade de Campinas, promove uma grande festa nesta quinta-feira, 20 de março, a partir das 10h30, no Anfiteatro da Maternidade.

A cerimônia inclui uma homenagem às doadoras e contará com a presença da prefeita Izalene Tiene e da secretária de Saúde Maria do Carmo Cabral Carpintéro. Também há palestra sobre a Realidade dos bancos de leite humano no Brasil e no mundo. A palestra será proferida pelo presidente da Rede Nacional de Bancos de Leite, João Aprígio Guerra de Almeida, às 14h, no Anfiteatro da Maternidade. Para participar, não é necessário se inscrever antes.

O Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas é responsável por estimular a amamentação nos diversos setores da comunidade. A ação é desencadeada com a população em geral, com esclarecimentos das pessoas por meio de material educativo, palestras e também daquelas que procuram diretamente o Banco de Leite.

Também exerce papel fundamental na sensibilização e divulgação para representantes da comunidade e profissionais de saúde e está inserido no processo de treinamento das equipes do Paidéia – Saúde da Família e dos agente comunitários de saúde.

A pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Banco de Leite Humano de Campinas, descreve o serviço como um pólo de estímulo e apoio ao aleitamento. Ela acrescenta que o Centro de Lactação também é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de leite humano.

Criado em 1993, numa parceria da Prefeitura com a Maternidade de Campinas, o serviço já atendeu a 25 mil cidadãs, coletou 5 mil litros de leite e é apontado como um dos principais responsáveis pela queda da mortalidade de bebês prematuros em Campinas. Nos últimos dez anos, o índice caiu mais de 30% atingindo números semelhantes ao de países que desenvolvem medicina de vanguarda, como Cuba e Japão.

Cláudia Sampaio explica que as crianças internadas na UTI neonatal (Unidade de Terapia Intensiva), em especial os prematuros, quando recebem o leite materno, têm proteção contra as doenças infecciosas, incluindo as diarréias, doenças respiratórias e otites. E, se o bebê adoece menos, corre menos risco de morrer.

A coordenadora acrescenta ainda que a amamentação propicia desenvolvimento adequado da parte odontológica e da fala e o desenvolvimento psicológico se dá melhor. Também há estudos que demostram que crianças amamentadas apresentam melhor desempenho nos testes de inteligência.

O Banco de Leite Humano de Campinas é apontado também como sendo o maior responsável pelo aumento do índice de aleitamento materno exclusivo na cidade – quando a criança recebe apenas o leite materno até os seis meses de idade. O índice de Campinas é o maior da região.

O Centro de Lactação ainda teve papel importante na criação do Comitê Municipal de Apoio e Estímulo ao Aleitamento Materno. Constituído no final do ano passado, o Comitê reúne profissionais da Secretaria Municipal de Saúde ligados ao Cets (Centro de Educação do Trabalhador da Saúde), à área da criança e aos cinco Distritos de Saúde de Campinas.

O Centro de Lactação também garante a participação de Campinas em todas as atividades relacionadas ao aleitamento no Brasil, em congressos, encontros, etc. "Isto demonstra que o serviço é reconhecido também fora do município", diz Cláudia.

Orientações para o sucesso na amamentação:

É importante que toda mulher saiba que é capaz de amamentar, independente do tamanho das mamas e do formato dos mamilos. Durante a gestação, as mamas devem ser expostas ao sol, se possível por 10 minutos, entre 8h e 9h ou após as 16h. As gestantes também devem evitar uso de cremes ou óleos nos mamilos.

A mãe deve oferecer o peito, se possível, poucos minutos após o nascimento. Também deve amamentar sem horários fixos. O bebê não deve dormir no peito ou ficar longos períodos sem mamar.

Antes de colocar o bebê para mamar, se necessário, a mãe deve retirar o excesso de leite da aréola com os dedos, deixando-a macia e fácil de ser abocanhada. Ao posicionar o bebê para mamar, a mãe deve deixá-lo bem apoiado para que posicione a boca na aréola. Caso a mãe sinta dor, deve retirar o bebê e colocá-lo novamente.

Chupetas, mamadeiras ou qualquer outro bico não devem ser oferecidos ao bebê. Este tipo de objeto pode interferir na sucção do bebê e dificultar o aleitamento materno. A mãe também deve tentar oferecer os dois peitos na mesma mamada e iniciar sempre por aquele que foi sugado por último. Isto estimula a produção por igual nas mamas e permite que o leite posterior (rico em gorduras) seja bem aproveitado e que o bebê tenha um bom ganho de peso.

Se as mamas estiverem com grande quantidade de leite (empedradas), a mãe deve fazer massagem e retirar o excesso de leite por meio de ordenha natural. Compressas quentes não devem ser feitas.

A mulher deve entrar em contato com o Centro de Lactação - Banco de Leite Humano se desejar doar o leite, necessitar de orientações sobre amamentação e estiver com problemas nas mamas no período da amamentação. O Banco de Leite fica na avenida Orosimbo Maia, 165, no 5o andar da Maternidade de Campinas. O telefone é 19 3731 6039.