Saúde promove ações de combate à dengue

20/03/2003

Telagem de caixas d’água, passeata, remoção de criadouros e ações educativas estão entre as atividades programadas para estes dias 20, 21 e 22 de março

A Secretaria de Saúde de Campinas tem mobilizado cada dia mais esforços para impedir o avanço dengue na cidade. Nestas quinta-feira e sexta-feira, 20 e 21 de março, e no sábado, 22, agentes comunitários e outros profissionais de saúde estão nas ruas das cinco regiões do município alertando sobre os perigos da doença e incentivando a população a tomar medidas simples para identificar e eliminar focos do mosquito. Desde janeiro, Campinas tem 159 casos de dengue confirmados.

No Parque das Indústrias, na abrangência do Centro de Saúde São Cristóvão, região Sudoeste, as equipes promovem, nesta sexta-feira, cata-criadouro e desenvolvem um trabalho específico com vasos de plantas. Os agentes estão colocando protetores nos pratos dos vasos. A medida visa impedir que a fêmea do mosquito tenha acesso à água que possa estar acumulada no recipiente.

O último levantamento da Secretaria de Saúde aponta dois casos autóctones de dengue no Parque das Indústrias. Caso autóctone é aquele em que a pessoa é infectada no local onde mora. Outros casos suspeitos aguardam resultados de exames laboratoriais.

Nesta quinta-feira, 20, também na região Sudoeste, no Jardim Novo Campos Elíseos, abrangência do Centro de Tancredão, as equipes promovem arrastão. Os agentes comunitários esclarecem a população sobre os sintomas e as formas de evitar a doença e distribuem cartilhas com dicas de como eliminar o mosquito.

No Jardim Maria Rosa, área do Centro de Saúde Itatinga, os ajudantes de controle ambiental colocam telas em caixas d’água. A comunidade também teve 1 caso positivo da doença registrado no último balanço da Saúde. A população do local está sendo mobilizada para impedir que novos casos ocorram.

Na região Noroeste, na manhã desta sexta-feira, 21 de março, uma passeata toma as ruas dos bairros que ficam na área do Centro de Saúde Perseu Leite de Barros. A idéia é chamar a atenção da população e convocar os moradores a entrar na batalha contra a dengue. A atividade será desenvolvida em parceria com o Conselho Local de Saúde e o Grupo de Adolescentes do Perseu.

Em seguida, será feito um arrastão. Panfletos com dicas sobre como eliminar o mosquito da dengue serão distribuídos por todos os bairros. A área do CS Perseu tem dois casos de dengue confirmados. Outros treze suspeitos aguardam resultados de análises laboratoriais.

No sábado, 22 março, é a vez dos moradores do Bonfim serem incentivados a entrar na luta contra a dengue. A ação será desenvolvida numa área próxima a avenida Marechal Rondon. O local tem três casos autóctones de dengue confirmados e também há casos suspeitos.

O maior problema no local, de acordo com a veterinária Tosca de Lucca, do Distrito de Saúde Norte, tem sido a recusa dos moradores em receber as equipes da Secretaria de Saúde. "Isto nos preocupa porque, com a pendência, não dá para saber se há mais suspeitos na área e, desta forma, fica mais difícil interromper a transmissão", diz Tosca.

Para a ação do Bonfim, a Secretaria de Saúde vai mobilizar agentes comunitários, supervisores de dengue, auxiliares de enfermagem do Centro de Saúde Aurélia e técnicos da vigilância em saúde.

Um carro de som vai percorrer as ruas do local para chamar a atenção da população. Uma barraca com kits da dengue será montada e haverá distribuição de folders e filipetas com dicas de como eliminar o mosquito. Cartazes serão fixados nos locais de maior fluxo de pessoas. "O intuito é sensibilizar a comunidade para que as pessoas nos dêem informações e permitam o acesso profissionais", diz Tosca. A ação ocorre das 8h30 às 13h.

Volta ao índice de notícias