Saúde apreende três toneladas de queijo adulterado

21/03/2003

Produto estava sendo preparado para ser vendido ralado. Prática constitui em crime contra a saúde pública

A Visa (Vigilância de Saúde) Noroeste de Campinas apreendeu, no final desta quinta-feira, 20 de março, três toneladas de queijo adulterado e sem procedência em uma residência na rua Paulo Provenza Sobrinho, no Jardim Novo Campos Elíseos.

O produto, com datas de validade vencida e em estado de decomposição, ainda estava sendo armazenado em condições de higiene precária. O proprietário do local é reincidente, já que esta é a terceira vez, desde 2000, que ele é autuado e multado pelo mesmo crime. Em cada uma das ocorrências ele atuava em endereços diferentes.

A operação começou às 16h e terminou por volta das 22h30. A Vigilância chegou até o local por meio de denúncias da vizinhança. O produto foi levado para o aterro sanitário.

A equipe da Vigilância Sanitária ainda constatou que havia no local 150 kg queijo ralado, acondicionados em pacotes de 1 quilo em embalagens marca farrapo. Ao checar a procedência relatada na embalagem, a Vigilância constatou ainda que o registro no SISP (Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo) era falsificado.

A ação contou com apoio do Centro de Controle de Zoonoses e da Guarda Municipal. A ocorrência foi registrada na Polícia por crime contra a saúde pública. O proprietário recebeu multa e a denúncia também será levada ao Ministério Público.

De acordo com o médico sanitarista Vicente Pisani Neto, coordenador da Vigilância Sanitária de Campinas, o produto nestas condições pode estar contaminado com micróbios, principalmente fungos, que causam danos à saúde como problemas gastrointestinais.

A enfermeira sanitarista Eloísa Cristina dos Santos Costa, coordenadora da Visa Noroeste, orienta que, ao adquirir queijos em pedaço, fatiado ou ralado, o consumidor verifique se o produto está em condições adequadas de refrigeração, confira a data de validade e se a embalagem traz registro no SIF ou SISP. "Ao adquirir o queijo fatiado ou ralado, de preferência, o consumidor deve exigir que o produto seja ralado ou fatiado na sua presença", diz Eloísa.

Volta ao índice de notícias