Prefeitura prossegue com ações para enfrentar a dengue

28/03/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas continua com atividades para enfrentar a dengue neste sábado, 29, nas área do São José e Figueira, região Sul da cidade. Na segunda-feira, 31 de março, as atividades prosseguem na área do Centro de Saúde Conceição, na região Leste da cidade. As equipes orientam moradores a eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor do vírus que causa a doença e também pesquisam, de casa em casa, se há pessoas com sintomas da doença.

Os primeiros sinais da dengue são semelhantes aos de uma gripe. A pessoa infectada apresenta febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve informar a equipe de saúde ou procurar o Centro de Saúde.

Na terça-feira, 1 de abril, serão desencadeadas ações na área do Centro de Saúde do Balão do Laranja, região Noroeste. Quarta-feira, 2, é a vez dos moradores da área de Barão Geraldo, região Norte, serem motivados a eliminar os criadouros. Eles também serão informados sobre os riscos da dengue, sintomas e quando procurar ajuda da equipe de saúde.

A comunidade que fica na abrangência do Centro de Saúde São Cristóvão, região Sudoeste, recebe as equipes que atuam no combate à dengue na quinta-feira, 3 de abril. E, na sexta-feira, 4, são as equipes do Centro de Saúde São José que promovem arrastão.

Desde janeiro de 2003, a Secretaria de Saúde de Campinas já confirmou 257 casos de dengue na cidade. Do total, 212 são autóctones, 42 são importados e três estão sendo investigados. Em 2002, entre janeiro e março, o município já havia registrado 887 da doença. No total, no ano passado, foram registrados 1.458.

De acordo com a psicóloga Fernanda Borges, supervisora das ações de combate à dengue na Prefeitura, a redução de casos se deve às ações desenvolvidas nos últimos dois anos. "As atividades têm sido permanentes para que a Secretaria de Saúde possa estabelecer um controle definitivo sobre a doença", diz.

Somando esforços - Nesta semana, para acrescentar ainda mais esforços no combate à doença, a Secretaria de Saúde montou um posto móvel de atendimento para percorrer a área do Jardim Santa Letícia, que fica na abrangência do Centro de Saúde Aeroporto, região Sudoeste. O posto, que já está em funcionamento desde o dia 25, registra casos suspeitos e orienta as pessoas quanto às providências a serem adotadas para evitar a dengue.

Nas últimas segunda e terça-feira, 24 e 25, as equipes da Secretaria de Saúde, em parceria com a Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), aplicaram inseticida nas áreas do São Cristóvão e Parque da Figueira.

Durante toda semana, de 24 a 28 de março, houve ações nos locais chamados de pontos de risco para a dengue. São borracharias, ferros-velhos, sucateiros e outros que, pela natureza de suas atividades, representam risco para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Criadouros foram removidos e os profissionais da saúde solicitaram adequações.