Centro de Atenção Psicossocial "Esperança" reabre suas portas

31/03/2003

No próximo dia 04 de abril, às 9:00h, o Centro de Atenção Psicossocial "Esperança" - CAPS LESTE reabre suas portas, em sua nova sede localizada à Rua Padre Domingos Giovanini, 290, Taquaral, Campinas/SP. O serviço é um equipamento substitutivo aos modos de cuidar em saúde mental, que vem sendo implementado na cidade de Campinas.

A descentralização da saúde mental e a ampliação dos serviços prestados pelo Cândido Ferreira tem o objetivo de atender o usuário da saúde mental, evitando a internação integral em hospital psiquiátrico. Por esse motivo recebe o nome de equipamento substitutivo.

O CAPS atende a demanda de saúde mental na região Leste da cidade. Cerca de 170 usuários fazem tratamento no local. Além dos usuários encaminhados pela rede municipal de saúde, o CAPS também acompanha 15 residências terapêuticas, que abrigam ex-moradores do Cândido Ferreira, localizadas na região.

A Justiça  e o CAPS
O CAPS Esperança havia sido inaugurado dia 14 de maio de 2002, no bairro Nova Campinas, e foi fechado dia 13 de agosto de 2002, por uma determinação judicial. Desde sua inauguração, um pequeno grupo de moradores daquele bairro entrou na justiça, pedindo o fechamento do serviço, baseados na lei de zoneamento da cidade.

No dia 21 de maio, um dia depois da ação ter dado entrada no Fórum, o juiz da sétima Vara Cível de Campinas, Sr. Brasílio Penteado Castro Júnior, concedeu liminar determinando o fechamento imediato do CAPS. A unidade
continuou funcionando e em 29 de maio o CAPS conseguiu junto ao Tribunal de Justiça (TJ-SP), em São Paulo, a suspensão da liminar.

No dia 17 de junho os advogados do Nova Campinas entraram com um agravo regimental pedindo a revogação da suspensão da liminar e o mesmo desembargador que havia cassado a liminar do juiz de Campinas, Sr. Roberto Sales Lima, voltou atrás e revogou a própria decisão, determinando novamente a suspensão das atividades do CAPS. O trâmite judicial culminou na determinação de lacração e suspensão das atividades, no dia 24 de julho. Depois disso, o CAPS conseguiu ainda o deslacre por 15 dias, e no dia 13 de agosto, voltou a ser fechado.

No dia 08 de agosto, usuários, funcionários e apoiadores do CAPS prepararam o evento "Dia para Defesa da Esperança", para despedida daquele espaço e foram proibidos pela justiça de realizarem o evento no local. Ao longo do processo se observou momentos de discriminação e a intolerância contra os pacientes. Desde então as atividades do CAPS Esperança continuaram a ser prestadas na sede do Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira", tentando evitar maiores danos aos usuários atendidos por eles.

Modelo
Em 1990 o Cândido Ferreira iniciou uma co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas. Esta parceria viabilizou o processo de humanização das formas de cuidar. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foi abolido o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos passam a se dar buscando a reinserção social dos usuários na vida familiar e comunitária. Por esta nova postura, o "Cândido Ferreira" é considerado referência de tratamento no país desde 1993, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em dezembro de 2001, a cidade de Campinas foi premiada pelo Ministério da Saúde, durante a 3ª Conferência Nacional de Saúde Mental, ocorrida em Brasília. O prêmio foi dado em virtude da forma inovadora dos tratamentos que Campinas desenvolve na área de Saúde Mental.