Vacina DPT deve chegar nos próximos dias, garante Estado

05/03/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas informou nesta sexta-feira, 5 de março, que os pais com filhos na idade de tomar o segundo reforço da tríplice bacteriana ou DPT (contra difteria, coqueluche e tétano) podem aguardar até que as doses da vacina cheguem aos Centros de Saúde do município. A segunda dose de reforço deve ser feita entre os cinco e seis anos de idade.

De acordo com a Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, a distribuição da DPT estará regularizada nas próximas semanas. O setor informou que recebeu mais 170 mil doses da DPT nesta sexta-feira e que a distribuição começa a ser regularizada nos próximos dias.

A vacina DPT é distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde. No entanto, nos últimos 18 meses, a entrega tem sido irregular. Além de chegar com atraso, as doses têm sido distribuídas em quantidade abaixo da necessidade dos municípios.

O desabastecimento, segundo a Secretaria de Estado, é devido a problemas técnicos na máquina que produz a substância imunizante. A vacina é produzida pelo Instituto Butantã, que vende para o Ministério da Saúde que, por sua vez, repassa as doses para as Secretarias de Estado em todo País.

Mensalmente, mais de 4 mil doses de DPT são aplicadas gratuitamente nos Centros de Saúde da Prefeitura de Campinas. A última remessa foi enviada à Secretaria Municipal de Saúde em janeiro deste ano, ocasião em que foram entregues apenas 2 mil doses. Por isso, em muitos Centros de Saúde, os pais ou responsáveis não encontram a dose disponível.

Tetra. Desde 2001, para as crianças com menos de um ano de idade, a Secretaria de Saúde de Campinas disponibiliza a vacina tetravalente (contra tétano, difteria, coqueluche e haemophylus influenzae tipo B). As doses são aplicadas aos 2, 4 e 6 meses e substituem a DPT. A partir de então, a DPT passou a ter uso restrito, sendo utilizada somente no primeiro reforço, aos 15 meses, e no segundo reforço, que deve ser feito dos 5 aos 6 anos.

Nos últimos 18 meses, devido à irregularidade no abastecimento da DPT, a Secretaria de Saúde passou a aplicar a tetravalente também no primeiro reforço, aos 15 meses. "A medida é provisória, até que o abastecimento da DPT volte ao normal", diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Saúde Coletiva de Campinas.

Brigina explica que, embora o ideal seja que a caderneta de vacinação fique sempre em dia, no caso do segundo reforço da DPT, como a criança já tomou as três doses básicas mais o primeiro reforço, é possível adiar por um período breve a vacinação.

"As doses de reforço servem para reativar a memória imunológica. Com as três doses básicas, mais o primeiro reforço, a criança já tem 99% de chance de estar protegida.", afirma.

Calendário. O calendário básico de vacinação para as crianças menores de um ano em Campinas inclui a imunização contra dez doenças: tuberculose, poliomielite, tétano, difteria, coqueluche, sarampo, rubéola, caxumba, hepatite B e infecções pelo haemophylus influenzae tipo B, além da vacina contra febre amarela nas regiões endêmicas. Também são oferecidas vacinas para adolescentes e adultos contra hepatite B; mulheres em idade fértil, contra rubéola e tétano; e idosos, contra a gripe. As doses estão disponíveis gratuitamente em todos os Centros de Saúde da cidade.