Prefeitura reúne mais de 500 em caminhada para marcar o Mês da Mulher

10/03/2004

Denize Assis

Mais de 500 moradoras da região Noroeste de Campinas participaram de uma caminhada no Centro de Lazer Ferdinando Tilli, conhecido como Bosque do Valença, na manhã desta quarta-feira, 10 de março. O passeio, que teve apresentações artísticas e foi encerrado com um café da manhã, integra a série de atividades promovidas pela Prefeitura para marcar o Mês da Mulher.

A confraternização, organizada pelas secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação, Serviços Públicos e Cultura, Esportes e Turismo, com apoio de igrejas, cooperativas e associações da região Noroeste, reuniu mulheres integrantes de cooperativas, grupos de vivência, grupos de hipertensas e diabéticas e de outros acompanhados por equipamentos da Prefeitura e serviços comunitários.

Segundo a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, coordenadora Distrito de Saúde Noroeste, os principais desafios a serem superados pelas mulheres moradoras desta região são o desemprego, violência, depressão, gravidez na adolescência e dor crônica. Mas, segundo ela, nos últimos três anos, o governo municipal de Campinas, disposto a transformar esta realidade, começou a enfrentar muitos desses problemas. "Em primeiro lugar garantindo maior acesso aos Centros de Saúde. Para tanto, o município ampliou os recursos destinados às políticas e à assistência prestada na rede pública", diz Filomena.

A enfermeira ressalta ainda o trabalho conjunto das diversas secretarias municipais, que permitiu avanços como a criação de várias cooperativas de geração de renda. A intersetorialidade, de acordo com Filomena, possibilitou que associações de hipertensas e diabéticas pudessem se tornar grupos de vivência com possibilidade de futuras cooperativas de bordado, culinária, reciclagem e artesanato em geral.

"Nossos índices já demonstram que a ação integrada dos diversos equipamentos públicos e deles com as associações comunitárias proporcionou melhora da qualidade de vida e do coeficiente de cidadania das mulheres", afirma.

A assistente social Leila Sueli Dias, responsável pela Coordenadoria Regional de Assistência Social (Cras/Noroeste), concorda com Filomena e acrescenta que, com a constituição do Fórum Intersetorial da Noroeste, as mulheres têm tido maior participação nas tarefas de planejar, executar e fiscalizar as ações da Prefeitura e dos demais órgãos públicos.

Segundo Leila, as mulheres passaram a assumir lideranças e ampliaram a participação política na comunidade. "E a idéia é justamente esta, a de juntar diferentes grupos para fortalecer o papel de mulher na periferia da região Noroeste. Apesar de ser preciso avançar, eventos como esta caminhada, onde as mulheres se solidarizam, ocupam e resgatam espaços públicos de maneira prazerosa e educativa, provam que a iniciativa tem dado certo", afirma a coordenadora.