Dic 1 promove ações educativas e de lazer para lembrar Dia da Mulher

10/03/2004

Denize Assis

O Centro de Saúde (CS) Dic 1 (região Sudoeste) também promove várias atividades até a próxima sexta-feira, 12, para marcar a semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Nesta quarta, as mulheres que passaram pela unidade assistiram a palestra sobre prevenção de câncer de mama. À tarde, houve apresentação de grupo da escola de capoeira Coquinho Baiano.

Na quinta-feira, 11, em dois períodos da manhã, serão promovidas ações de conscientização sobre os tipos de câncer que mais acometem mulheres. Às 13h30, acontece palestra sobre estresse, relaxamento e massagem. Na sexta-feira, 12, às 9 e às 16h, as usuárias vão poder saber sobre aspectos gerais da sua saúde e sobre câncer de mama.

Segundo o dentista Luiz Hermínio Freire, coordenador do CS Dic 1, o evento é parte do calendário anual das promoções em saúde da unidade. "Queremos despertar a consciência da população para a questão do câncer de mama. Esta é a doença mais importante na mulher por ser a que mais mata", diz o coordenador. Em Campinas, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, o câncer de mama é a terceira causa de morte entre as mulheres e a primeira por câncer.

O CS Dic 1 fica na rua Dezessete, 1.400, telefones 3266 9874, 3266 1422 e 3226 9001. A unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 18h, e, aos sábados, das 7h às 13h.

Conceição. Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Centro de Saúde (CS) Antônio da Costa santos, do Jardim Conceição (região Leste), promoveu na última segunda-feira, 8 de março, atividades de conscientização sobre o câncer de colo de útero. Todas as usuárias que passaram pela unidade receberam ainda lembrança em forma de flor para marcar a data.

Nos próximos dias 13 e 27, haverá coleta para exame de papanicolau para mulheres que não podem comparecer durante os períodos normais de atendimento do Centro de Saúde. As interessadas devem agendar o exame antecipadamente por telefone.

O CS Antônio da Costa Santos fica na rua Silvino de Godoy, 40, Jardim Conceição. O telefone é 3207 0601. A unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 21h. Nos próximos dias 13 e 27 (sábados) a unidade abrirá exclusivamente para atender as mulheres que necessitam fazer o exame de papanicolau.

Volta ao índice de notícias