Seminário discute Resíduos de Serviço de Saúde da Região Metropolitana de Campinas

11/03/2004

Por Cláudia Xavier

Campinas sedia nesta sexta-feira e sábado, 12 e 13 de março, o 1º Seminário sobre Resíduos de Serviço de Saúde da Região Metropolitana de Campinas. O objetivo do evento é estudar e esclarecer as definições propostas pela legislação vigente para que seja possível elaborar planos de sistematização do gerenciamento de resíduos.

Segundo o médico sanitarista da Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e um dos palestrantes do seminário, Carlos Eduardo Abrahão, uma resolução da Secretaria Estadual do Meio Ambiente determina que no Estado de São Paulo prevaleça a legislação elaborada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Há também uma outra legislação sobre o tema que é uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que foi aplicada até fevereiro do ano passado. As duas normas são conflitantes em alguns pontos e geram dúvidas em grande parte dos profissionais de saúde.

"A resolução do Conama tem alguns pontos controversos que devem ser discutidos e esclarecidos como, por exemplo, a definição do que é resíduo infectante, destinação desses resíduos e a necessidade ou não de se proceder a um tratamento prévio de certos resíduos em determinadas circunstâncias", diz Abrahão. De acordo com o sanitarista, o Conama e a Anvisa fazem classificações diferentes dos resíduos e, em alguns casos, da destinação dos mesmos. 

O seminário é realizado tendo em vista que em 15 de julho encerra o prazo para que hospitais, laboratórios, clínicas, consultórios, ambulatórios e outras unidades de saúde cumpram as exigências legais para manejar, tratar, acondicionar e transportar o resíduo gerado desde o momento da produção até o destino final (aterramento, radiação ou incineração). Nesta data se encerra também o prazo para revisão da resolução do Conama. 

O seminário, cujas inscrições estão encerradas, é voltado para profissionais técnicos e administrativos das diversas áreas de saúde e meio ambiente da Região Metropolitana de Campinas. Nas palestras serão abordadas as questões dos resíduos químicos, radioativos e potencialmente infectantes, a situação atual da gestão dos resíduos de serviços de saúde em Campinas, legislações da Anvisa, Conema e Estado, responsabilidade civil e criminal, responsabilidade social, apresentação de casos e outras. 

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 120 mil toneladas de lixo urbano são geradas por dia, sendo que 1 a 3% dessa quantidade é produzida nos estabelecimentos de saúde. Desse total, entre 10% e 25% representam riscos à saúde. Em Campinas, são produzidas diariamente de seis a oito toneladas de resíduos dos serviços de saúde, segundo a Secretaria de Saúde. 

O seminário é promovido pela Câmara Municipal de Campinas e acontece no auditório Monsenhor Emílio José Salim, no Centro de Ciências da Vida, no Campus II da Puc- Campinas, das 7h30 às 18h, hoje, e das 7h30 às 13h, amanhã.

Volta ao índice de notícias