Campinas recebe 5 mil doses da vacina tríplice

12/03/2004

Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na última quinta-feira, 11 de março, 5 mil doses da tríplice bacteriana ou DTP (contra difteria, coqueluche e tétano). A vacina, distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde, estava em falta em todo Estado de São Paulo.

Portanto, a partir de segunda-feira, os pais com filhos em idade de tomar as doses podem procurar os Centros de Saúde e os Módulos de Saúde da Família porque as unidades já estarão abastecidas. "O número de doses é suficiente para atender a demanda reprimida e também para aqueles que estão na data do calendário vacinal", afirma a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas.

Em Campinas, a tríplice bacteriana é indicada quando a criança completa 15 meses, no primeiro reforço, e entre os cinco e seis anos de idade, no segundo reforço. Mas para o primeiro caso, até que o abastecimento esteja regularizado, o município tem utilizado a vacina tetravalente (que combina DTP + Haemophilus influenzae b).

De acordo com a Vigilância em Saúde de Campinas, nos últimos 18 meses, a entrega da DTP tem sido irregular. Além de chegar com atraso e com prazo de validade próximo do vencimento, as doses têm sido distribuídas em quantidade abaixo da necessidade dos municípios.

O desabastecimento, segundo a Secretaria de Estado, é devido a problemas técnicos na máquina que produz a vacina. A substância é produzida pelo Instituto Butantã, que vende para o Ministério da Saúde que, por sua vez, repassa as doses para as Secretarias de Estado em todo País.

Calendário. O calendário básico de vacinação para as crianças menores de um ano em Campinas inclui a imunização contra dez doenças: tuberculose, poliomielite, tétano, difteria, coqueluche, sarampo, rubéola, caxumba, hepatite B e infecções pelo haemophylus influenzae tipo B, além da vacina contra febre amarela nas regiões endêmicas. Também são oferecidas vacinas para adolescentes e adultos contra hepatite B; mulheres em idade fértil, contra rubéola e tétano; e idosos, contra a gripe. As doses estão disponíveis em todos os Centros de Saúde da cidade.