Parceria entre Saúde e Educação reforça Letraviva

18/03/2004

Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde acaba de estabelecer parceria com a Secretaria Municipal de Educação para identificar, entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas, cidadãos que não sabem ler e escrever e mobilizá-los para participar do Letraviva.

O projeto Letraviva está sendo mantido pela Prefeitura de Campinas, desde novembro de 2003, por meio de um convênio entre Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) e Ministério de Educação de Cultura (MEC). Até o momento, já foram formados 185 grupos em toda cidade.

Segundo dados de 2003 do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (INEP), Campinas tem 36.839 jovens e adultos analfabetos. A imensa maioria, segundo a Fumec, é constituída por pessoas que vieram de fora e estão na faixa etária de 30 a 40 anos.

Com a parceria, a Secretaria de Saúde passa a oferecer, também, espaços nos Centros de Saúde (CSs) e demais equipamentos da rede para os encontros dos grupos de alfabetização. "A Secretaria ainda vai colaborar, por meio das equipes do Paidéia Saúde da Família, na divulgação e mobilização de parceiros e educandos", diz o médico sanitarista Roberto Mardem, diretor municipal de Saúde.

A idéia, segundo Ana Maria de Campos, uma das coordenadoras do Letraviva, é que salas dos Centros de Saúde que estejam ociosas por algum período durante o dia ou à noite sejam utilizadas. Os educadores podem ser agentes comunitários ou lideranças que morem no bairro, conheçam a realidade e tenham disponibilidade de dedicar 15 horas semanais ao projeto. "Um dos indicativos é que o educador tenha concluído a oitava série. O candidato não pode ser funcionário público", informa Ana. E o mais adequado, de acordo com ela, é que o grupo de educandos tenha, no mínimo, 10 alunos e, no máximo, 25. O educador recebe R$ 15 por aluno, por mês.

Ana afirma que a parceria entre Saúde e Educação significa um avanço para o Letraviva. "Nosso objetivo é trabalhar em vários locais da cidade e com pessoas que atuem na ponta, na comunidade, em contato direto com a população. Por isso, o Paidéia é um parceiro muito adequado para o projeto", diz. A intenção é que a pessoa saia do Letraviva e possa ingressar nas salas da Fumec para tirar o certificado do curso de primeira a quarta séries.

Saiba sobre o Letraviva.

Objetivos do projeto:

Mobilizar a sociedade para ir ao encontro dos jovens e adultos que não sabem ler e escrever;

Estabelecer parcerias com instituições sociais do município;

Formar educadores populares para atuarem nos grupos do Letraviva;

Alfabetizar jovens e adultos.

Quem é o educador:

Agentes comunitários que morem no bairro, conheçam a realidade e tenham disponibilidade de dedicar 15 horas semanais ao projeto Letraviva.

Como ser parceiro:

Mobilizando os jovens e adultos para participarem do Letraviva;

Oferecendo local para os encontros dos grupos de alfabetização;

Doando material pedagógico e de criatividade para os grupos;

Colaborando na divulgação e mobilização de parceiros e educandos;

Publicando a experiência do Letraviva;

Patrocinando encontros de educadores e educandos.

Informações:

rua Dr. Quirino, 1562 – 6 andar, Centro