Zoonoses vacina animais contra raiva no Parque Imperador

19/03/2004

Equipes realizam, também, campanha para conscientizar
moradores de
Barão Geraldo sobre a doença

Denize Assis

Equipes do Centro do Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Campinas iniciaram nesta sexta-feira, 19 de março, vacinação contra a raiva em cães e gatos no Parque Imperador (região Leste). A medida, chamada tecnicamente de bloqueio de foco, é necessária porque na última quinta-feira, 18, o CCZ recebeu resultados de exames que comprovam um caso de raiva em um morcego não hematófago encontrado no bairro, na rua Carmela Juppi Maluc.

Este é o segundo caso de raiva em morcego não hematófago confirmado em 2004. A outra notificação é da Vila São João, em Barão Geraldo (região Norte). Em 2003, foram confirmados cinco casos de raiva em morcegos não hematófagos em Campinas.

Além da vacinação dos animais, as equipes iniciaram campanha para orientar moradores da área sobre a raiva animal e conscientizá-los sobre a importância de vacinar gatos e cachorros durante as campanhas promovidas pela Prefeitura anualmente. A comunidade ainda está recebendo orientações sobre como proceder ao encontrar algum morcego.

O médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, coordenador do CCZ, informa que ações de bloqueio e atividades educativas são desencadeadas todas as vezes em que é confirmado caso da doença. Segundo ele, existe a probabilidade de que algum cão ou gato tenha tido contato com o morcego contaminado e, assim, funcione como um elo entre o animal doente e o homem ou outro animal. "Por isso, para prevenir o surgimento de casos, desencadeamos a vacinação", diz.

Ricardo informa que a raiva é uma doença sempre fatal e que a única forma de prevenção é por meio de vacina. "Depois que o animal apresenta os sintomas, não há remédio nem vacina capazes de evitar a morte", diz.

Conscientização. A Secretaria de Saúde desenvolve neste sábado, 20 de março, uma série de ações educativas sobre raiva animal no condomínio Barão do Café, em Barão Geraldo (região Norte). O local está localizado próximo à Vila São João, onde foi confirmado um caso positivo de raiva em morcego há menos de um mês.

Os moradores da comunidade vão ser convocados a comparecer na área social do condomínio para saber sobre a doença, sintomas e maneiras de evitá-la. Eles vão poder conferir estandes com espécies de morcegos e receberão orientações sobre como proceder ao encontrar o animal.

"É importante que as pessoas nunca toquem em morcegos, independente deles estarem vivos ou mortos, porque os morcegos não hematófagos podem transmitir a raiva ao morder para tentar se defender ou por meio da saliva espalhada pelo corpo devido aos seus hábitos higiênicos", diz a médica veterinária Tosca de Lucca Benini, uma das coordenadoras do CCZ.

De acordo com Tosca, ao encontrar morcego caído no chão, vivo ou morto, o correto é entrar em contato com o CCZ ou com o Centro de Saúde. "Somente pessoas autorizadas, com capacitação técnica ou pré-expostas à raiva, podem ter contato com morcegos", informa a veterinária. Segundo ela, a pessoa pode se informar sobre como proceder e solicitar ajuda ao CCZ pelos telefones 3245 1219 ou 3245 2268 ou pelo telefone 156 da Prefeitura.

Também em Barão Geraldo, no condomínio Rio das Pedras, moradores receberão orientações sobre raiva animal. No entanto, no local, as informações serão divulgadas por meio de correio interno.