CS do Jardim Conceição faz Papanicolau neste sábado

26/03/2004

Layza Portes

O Centro de Saúde (CS) Prefeito Antônio da Costa Santos, localizado no Jardim Conceição (região Leste), realiza neste sábado, 27 de março, das 9h às 15h, exames de prevenção do câncer do colo do útero (citologia oncótica), mais conhecido como exame de Papanicolau. Este é o segundo sábado do mês que a unidade realiza esse tipo de atendimento. "O acolhimento deste sábado é voltado às mulheres que, devido ao trabalho, cuidados com a casa e a família, no decorrer da semana não podem estar vindo ao CS. No último dia 13, primeiro sábado que realizamos esse atendimento, 21 mulheres fizeram o exame de Papanicolau e tudo foi feito de maneira ágil e organizada", explica Anamaria Porzia Capella, enfermeira e coordenadora do Centro.

Para este sábado, 28 mulheres estão agendadas para realizar o exame. A coordenadora lembra que, mesmo as mulheres que não agendaram, poderão se dirigir até o Centro e solicitar pelo atendimento. Segundo dados da coordenação do Centro de Saúde Prefeito Antônio da Costa Santos, em média, são feitos 30 exames de Papanicolau todo o mês na unidade, um número considerado ainda pequeno diante das ocorrências da doença no Brasil.

Em 2003, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 4 mil mulheres perderam suas vidas vítimas do Câncer do Colo do Útero. "É um exame simples, rápido e indolor que deve ser feito anualmente", enfatiza Anamaria.

"Com a divulgação que se vem fazendo do câncer de colo de útero, as mulheres têm procurado mais esse exame. O teste tem que ser feito uma vez por ano a partir do momento em que se inicia a atividade sexual", reforça Eliana Assumpção, auxiliar de enfermagem. Uma equipe formada por 10 profissionais (quatro auxiliares de enfermagem, uma enfermeira e seis estagiários) desenvolvem todo o trabalho de coleta e orientação para as usuárias. A auxiliar conta que no prazo máximo de 40 dias já se tem o resultado do exame.

A auxiliar de enfermagem destaca a importância da prevenção, já que dos 30 exames realizados mensalmente no CS, pelo menos dois apresentam algum tipo de alteração. Ao retirar o resultado do exame, todas as usuárias recebem orientação da equipe de profissionais. Dependendo do resultado do exame, a paciente é encaminhada para a unidade que melhor pode atender o caso. "Existe a intenção da unidade estender esse programa e dar continuidade para esse tipo de atendimento aos sábados", diz a coordenadora da unidade.

Fatores. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro mais comum entre as mulheres, sendo superado somente pelo câncer de pele e pelo de mama. Os fatores sociais, ambientais e os hábitos de vida, como baixas condições sócio-econômicas, atividade sexual antes dos 18 anos, pluralidade de parceiros sexuais, o fumo e o uso prolongado de contraceptivos orais são apontados como os principais fatores de risco.

O Centro de Saúde Prefeito Antônio da Costa Santos fica na Rua Doutor Silvino de Godoy, 40, no Jardim Conceição. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, a unidade funciona das 7h às 21h. Telefones:3207-0601 / 3206-0297.