Centro de Controle de Zoonoses faz bloqueio contra raiva no Centro

29/03/2004

Denize Assis

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura inicia nesta terça-feira, 30 de março, nas imediações das ruas 13 de Maio e Senador Saraiva, Centro de Campinas, uma grande operação para alertar comerciantes e moradores sobre a raiva animal. Durante a ação, a equipe vai vacinar cães e gatos contra a doença e, ainda, irá iniciar trabalho para tentar localizar colônias de morcego.

A medida, chamada tecnicamente de bloqueio, está sendo adotada porque o Instituto Pasteur, de São Paulo, confirmou na última sexta-feira, 26 de março, um caso de raiva em um morcego não hematófago. Um comerciante do Centro da cidade encontrou o animal caído na sua loja e acionou o CCZ, que encaminhou a espécie para o laboratório.

Desde o início de 2004, três casos de raiva em morcegos não hematófagos foram registrados no município, sendo um na área de Barão Geraldo (região Norte), um no Parque Imperador (região Leste) e o caso confirmado na última sexta no Centro. Em 2003, foram confirmados cinco casos de raiva em morcegos não hematófagos em Campinas.

"O aparecimento de morcegos contaminados pela em raiva em áreas urbanas do município preocupa a Secretaria de Saúde porque o animal doente pode transmitir a doença, sempre fatal, para outros animais ou para o homem", diz o médico veterinário Ricardo Conde Alves Rodrigues, coordenador do CCZ de Campinas.

Segundo ele, a Secretaria de Saúde tem desencadeado campanhas educativas para conscientizar a comunidade sobre os riscos da doença, maneiras de prevenção e como proceder ao encontrar morcegos. As ocorrências também levaram o CCZ e os Centros de Saúde a intensificar a busca por estes animais em toda cidade, inclusive, com identificação das colônias de morcego nas áreas rurais.

Ricardo explica que os morcegos só vão colocar a saliva em contato com algum animal ou com o homem no momento de morder e esta mordida é uma reação natural, para se defender. "Por isso, é importante que as pessoas nunca manipulem morcegos", informa.

Ele orienta que, no caso de morcego encontrado caído, morto ou vivo, o correto é entrar em contato com o CCZ ou com o Centro de Saúde para saber como proceder. "Somente pessoas autorizadas, com capacitação técnica ou pré-expostas à raiva devem ter contato com morcegos", afirma o veterinário.

Pessoas pré-expostas são aquelas que, por desenvolverem atividades que oferecem risco de contágio da raiva – como tratadores de animais ou profissionais que lidam com morcegos -, são submetidas a um procedimento (vacinação) que protege contra a doença.

Ricardo diz ainda que o problema de morcegos em áreas urbanas, em prédios inclusive, é comum nas cidades grandes com características como as de Campinas. Se a população tiver alguma queixa neste sentido, o correto é se informar sobre como proceder e solicitar ajuda ao CCZ de Campinas pelos telefones 3245 1219 ou 3245 2268.

Ricardo informa ainda que existem alguns artefatos, algumas formas de colocar barreiras para impedir a entrada de morcegos nestes locais. "Também existem técnicas de engenharia que podem ser adotadas para impedir que morcegos tomem estes locais como abrigos".

Epizootia. Campinas enfrenta epizootia – doença que ataca muitos animais ao mesmo tempo e no mesmo lugar - de raiva em herbívoros desde 2000, quando a doença atingiu animais no Distrito de Joaquim Egídio (região Leste). Em 2001, a doença atingiu também Sousas e a área rural do Taquaral, quando a Secretaria de Saúde confirmou 30 casos de raiva, distribuídos entre bovinos, eqüinos e quirópteros - morcegos. Em 2002, foram 27 casos, sendo três em morcegos e o restante em bois e cavalos.

A ocorrência da doença em animais que convivem próximos ao ser humano aumenta a possibilidade da doença, que leva à morte, atingir o homem. Por isso, é importante que as pessoas informem o Centro de Saúde, o CCZ ou, no caso de área rural, o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) se algum animal morrer com suspeita de raiva ou por outro motivo desconhecido.

Outra medida importante no controle da raiva é a vacinação de cães e gatos. Em Campinas, a Prefeitura promove campanhas anuais de vacinação contra a raiva para estes animais. Além disso, o CCZ mantém a vacinação durante todo ano. As doses são gratuitas.

Também é importante que a população contribua para diminuir o número de animais abandonados que perambulam pelas ruas da cidade e evite crias indesejáveis. As crias podem ser evitadas prendendo a fêmea no cio ou por meio da castração.