Centro de Saúde do Jardim Conceição realiza 45 exames de papanicolau durante campanha

29/03/2004

Denize Assis

O Centro de Saúde Prefeito Antônio da Costa Santos, no Jardim Conceição (região Leste de Campinas), atendeu a 45 mulheres durante a campanha de exames de papanicolau promovida no segundo e quarto sábados deste mês, 13 e 27 de março. O teste, necessário para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cólo de útero, precisa ser realizado uma vez por ano a partir do momento em que a mulher inicia vida sexual. A campanha é promovida, há dois anos, pela equipe Vermelha do Paidéia.

Segundo informou a enfermeira Anamaria Pórzia Capela, coordenadora do serviço, o CS Conceição não abre aos sábados mas funcionou nestes dois finais de semana para atender, especificamente, a mulheres que não podem comparecer à unidade durante os períodos normais de funcionamento.

Desde janeiro, a unidade realizou 246 exames de papanicolau. "Se levarmos em conta nossa população, podemos considerar que a procura foi pequena", afirma Anamaria. A enfermeira informa que tanto o CS Antônio da Costa Santos como os outros 46 Centros de Saúde da Prefeitura acolhem e realizam o exame de prevenção do câncer de cólo diariamente. De acordo com ela, é necessário agendar porque a mulher não pode ter tido relação sexual na véspera, nem estar utilizando creme vaginal, além de outros cuidados.

Anamaria explica que, se o resultado do papanicolau apontar alguma alteração, é agendada consulta com o ginecologista e a mulher é encaminhada para realizar colposcopia, exame que esclarece melhor o diagnóstico, trata infecções, realiza cauterizações e dá acompanhamento ao tratamento.

Caso o resultado deste segundo teste indique um problema mais grave ou câncer, a mulher será encaminhada para realizar nova colposcopia, outros exames mais especializados e até pequenas cirurgias que completam o tratamento e acompanham a mulher até a cura.

Outros cuidados. Segundo a enfermeira Maria Cristina Silva, coordenadora da campanha, a prevenção do câncer de cólo de útero passa também pela questão individual, do conhecimento e da apropriação do corpo pelas mulheres. "É fundamental que cada pessoa, em qualquer faixa etária, tenha cuidados com a saúde sexual e faça uso de preservativos independente do número de parceiros. Além disto, é necessário manter cuidados higiênicos, alimentares e com a saúde mental", diz.

No Brasil, em média, 4 mil mulheres morrem todo ano em conseqüência do câncer de colo de útero que, se detectado no início, tem 100% de chances de cura. Em Campinas, todos os Centros de Saúde estão preparados para atuar na prevenção, diagnóstico precoce, assistência, tratamento e acompanhamento dos casos de câncer de cólo por meio de consultas ginecológicas, da realização do exame de papanicolau e de atividades de educação e saúde.