Convênio com o Governo Federal garante Centro de Saúde no Oziel

30/03/2004

Repasse será de R$ 216 mil e Prefeitura investirá R$ 54 mil

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas assinou ontem um convênio com o Governo Federal que garante o repasse de R$ 216,8 mil para a construção do Centro de Saúde (CS) do Parque Oziel (região Sul). O recurso Federal, proveniente de emenda parlamentar, exige uma contrapartida de investimentos da Prefeitura de 25% do custo total da obra, cerca de R$ 54 mil. Esta quantia já está assegurada pelo Governo Municipal.

O projeto, que começa a ser executado assim que o dinheiro chegar e deve estar concluído até o final deste ano, atende antiga reivindicação dos moradores, dos gestores e dos servidores públicos municipais. "A nova unidade permite ampliar e melhorar a qualidade do atendimento para 13 mil moradores do Parque Oziel e Monte Cristo, comunidades que estão entre as maiores ocupações da América Latina", diz o médico sanitarista Rubens Bedrikow, coordenador do CS São José, unidade que atualmente coordena os módulos de saúde responsáveis pela assistência a estas duas ocupações.

A área do Parque Oziel e Monte Cristo foi ocupada em 1997 e, durante os primeiros anos, a população, totalmente dependente do sistema público de saúde, tinha dificuldades de assistência. A partir de 2001, a Secretaria Municipal de Saúde, com a participação da comunidade, representada pelo Conselho Local de Saúde, montou dois Módulos Paidéia de Saúde na região.

Acesso. Os dois Módulos, cada um com uma equipe de saúde da família, garantiram maior acesso dos moradores aos serviços de saúde. "No entanto, entendemos que a população e os trabalhadores da saúde merecem e precisam de um serviço mais adequado. E, agora, com os recursos, conseguimos consolidar o projeto de ampliar e melhorar a qualidade do atendimento justamente para aqueles que mais precisam", diz a médica sanitarista Tereza Martins, coordenadora do Distrito de Saúde Sul.

13 módulos. O diretor do Departamento e Gestão e Desenvolvimento Organizacional (DGDO), Adilson Rocha Campos, afirma que a construção do CS do Parque Oziel significa um grande avanço na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas.

A Prefeitura inaugurou, nos últimos três anos, 13 módulos de saúde da família e colocou para funcionar os Centros de Saúde (CS) Carvalho de Moura, União dos Bairros e Parque Itajaí.

Também ampliou o Complexo Ouro Verde com a inauguração do novo Laboratório Municipal e do Centro de Imagens. Estão previstas, ainda, a construção, em 2004, dos centros de saúde do Conjunto Campinas-E, Carlos Lourenço, Joaquim Egídio e 31 de Março.

Marco. Para a dona de casa Sílvia Sahara Campelo, que integra o Conselho Local de Saúde (CLS) do São José, a construção do CS do Oziel representa um marco. "Representa também a vida. É como se tivéssemos ganhado uma guerra. É muito bom ver as coisas acontecerem", diz. Sílvia tem 54 anos e mora há 12 no Jardim do Lago 2, área de abrangência do CS São José.

O morador do Monte Cristo Waldomiro Aprillo Júnior, de 50 anos, diz que a construção da nova unidade é muito importante. Segundo ele, que integra o CLS do Módulo Paidéia do Monte Cristo, o CS é a conquista da parceria entre comunidade, servidores e poder público. "Primeiro conseguimos o módulo que, embora também tenha sido uma vitória, se tornou pequeno para as necessidades da comunidade. Agora teremos a satisfação de contar com o centro de saúde que vai proporcionar maior conforto e mais presteza", afirma.