Secretaria de Saúde confirma mais dois casos de dengue

02/03/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta quarta-feira, dia 2 de março, mais dois casos de dengue na cidade, no São Bernardo (Região Sul) e na Vila Santa Izabel (Região Norte). As duas ocorrências referem-se a moradores que contraíram a doença em outros município, portanto são classificadas como casos importados.

Com isto, este ano, já são onze as notificações confirmadas de dengue em Campinas, duas delas autóctones – quando a pessoa é infectada na cidade onde reside. Do total de casos, cinco são da Região Sudoeste Sudoeste, três da Norte, dois da Noroeste e um da Sul. Todos os pacientes foram tratados e acompanhados e passam bem.

Para evitar novos casos decorrentes destas duas notificações, as equipes da Vigilância em Saúde (Visa) promoveram, nesta quarta, tanto na Vila Izabel como no São Bernardo, busca de outras pessoas com sintomas, atividades de orientação para a população e inviabilização de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Durante as ações, foram identificados outros moradores com sinais semelhantes aos da dengue. Todos foram encaminhados para os respectivos Centros de Saúde.

A Secretaria de Saúde informa que, embora os dois moradores tenham sido infectados fora de Campinas, eles chegaram na cidade no período de transmissão ou seja na fase da doença em que, se tiverem sido picados pelo Aedes aegypti, podem transmitir o vírus. E este mosquito, após um período de oito a 12 dias, ao picar outra pessoa transmite a doença. "Por isso, todos os casos importados precisam ser identificados rapidamente e as ações de controle sanitário e ambiental imediatamente desencadeadas", diz o biólogo Ovando Provatti, da Visa Norte.

O biólogo afirma que, nas ações casa a casa, as equipes de saúde têm identificado uma disponibilidade grande de criadouros – qualquer recipiente que acumule água. Soma-se a isto, as condições do clima – quente e chuvoso – e os mosquitos encontram as condições propícias para se proliferar.

Outro fator importante que tem que ser considerado, segundo Ovando, é o de que a cidade está recebendo um grande número de pessoas que viajaram no período de férias ou que estão chegando para aulas nas universidades de locais do Brasil onde está ocorrendo transmissão de dengue. "Se alguém chegar doente e for picado, desencadeia-se uma nova transmissão", informa.

Por isto, a orientação da Secretaria de Saúde é para que cada morador cuide do seu quintal, da sua rua, do seu bairro e da sua comunidade no sentido de eliminar criadouros ou colocá-los em locais livres da chuva. "São medidas como ajustar pratos aos vasos, manter garrafas de cabeça para baixo, pneus cobertos, lixos e cisternas tampados e a caixa d’água limpa e bem vedada. Os resíduos devem ser sempre dispostos corretamente", afirma.

E a orientação vale também para donos de comércio, igrejas, escolas. "As comunidades precisam se unir contra a dengue", completa Ovando. Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar rapidamente o Centro de Saúde. Outra recomendação é que não sejam tomados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico.

Volta ao índice de notícias