Saúde negocia dívidas e inicia mudanças na gestão de pessoal

04/03/2005

Para enfrentar a questão do pouco acesso aos medicamentos, em fevereiro, a Secretaria de Saúde de Campinas renegociou dívidas do ano passado com fornecedores, iniciou processo de compra de vários fármacos e materiais e implementou uma série de mudanças no processo de distribuição dos itens. Com isto, rapidamente foram adquiridos medicamentos básicos que estavam com estoques comprometidos como antiinflamatórios e antibióticos além de outros usados no controle de doenças como hipertensão e diabetes. Ainda foi iniciado processo amplo de compra para suprir todas as necessidades.

Para sanar o problema da falta de médicos e de outros profissionais, a Secretaria começou a transformar a gestão dos recursos humanos na saúde. Primeiro fez um balanço da força de trabalho disponível, que apontou afastamento de 11,2% dos profissionais por LTS (Licença de Trabalho por Motivo de Saúde), o que equivale a 462 pessoas, número suficiente para tocar um hospital. Nesta mesma linha de atuação, a Secretaria passou a atacar o problema das licenças de curta duração e a gerenciar as férias e licenças-prêmio para uma melhor distribuição ao longo do ano. O objetivo é trazer de volta estes profissionais e garantir a atuação deles no sistema para que a Prefeitura possa dispor de médico e de outros profissionais da saúde no momento em que o usuário precisa.

Dados. Em fevereiro de 2005, mais de 280 mil pessoas passaram pela unidades próprias e conveniadas da Secretaria de Saúde de Campinas para os mais diversos tipos de assistência. Foram realizados aproximadamente 250 mil procedimentos médicos, entre consultas de rotina e de urgência, exames de diagnóstico e cirurgias ambulatoriais. Também fora feitas 1,5 mil mamografias e cerca de 130 mil exames no Laboratório Municipal de Análises Clínicas. O Samu realizou 5,8 mil atendimentos e transportou 3 mil pacientes que, sem recursos próprios, carecem de ser levados de casa para serviços de hemodiálise, fisioterapia, radioterapia e quimoterapia. Também foram feitos cerca de 250 mil procedimentos de enfermagem incluindo aplicação de vacinas, inalação e curativos. As 148 equipes de saúde da família ainda realizaram 2 mil consultas domiciliares e o agentes comunitários de saúde destas equipes fizeram 75 mil visitas casa a casa para as mais diversas ações de saúde. Os profissionais que atuam no controle da dengue promoveram 22 ações de controle de focos do mosquito Aedes aegypti e removeram cerca de 34 toneladas de entulhos, pneus e outros resíduos.