Ações educativas marcam Dia da Mulher nos Centros de Saúde

07/03/2005

Denize Assis

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, os Centros de Saúde de Campinas desenvolvem nesta terça-feira uma programação especial com aulas de ginástica e artesanato, palestras e exibição de vídeos com temas relacionados ao público feminino, apresentação de números de dança, música e teatro, orientação sobre maneiras de prevenir doenças, esclarecimentos sobre direitos das mulheres entre outras atividades.

Santa Bárbara. O Centro de Saúde Santa Bárbara (Região Norte) vai acolher suas usuárias, pela manhã, com aula de ginástica chinesa lian gong e de artesanato. Também serão oferecidas orientações sobre planejamento familiar e sobre sintomas e maneiras de reduzir riscos das doenças de mama e de colo de útero. A unidade ainda vai disponibilizar exames preventivos de câncer.

Assuntos como violência contra a mulher, insônia, saúde bucal e acidentes na infância serão temas de palestras. As usuárias ainda vão ouvir dicas para uma vida saudável e terão oportunidade de passar por testes de glicemia e aferição de pressão. O centro de saúde também vai apresentar kit de dengue e animais peçonhentos.

Para garantir retaguarda às atividades de rotina – recepção, entrega de medicamentos, vacinação, procedimentos da enfermagem e urgências - a unidade vai contar com equipe de apoio designada pelo Distrito de Saúde Norte.

Faria Lima. O Centro de Saúde Faria Lima (Região Sul), também abre a programação do dia com ginástica chinesa lian gong. Às 9h, tem início uma palestra sobre menopausa e terapia de reposição hormonal e, às 10h, as equipes da unidade oferecem um café da manhã para seus usuários. Após a confraternização, acontece palestra sobre aleitamento materno e distribuição de brindes.

No período da tarde, as atividades serão iniciadas com apresentação de dança do ventre e, novamente, a menopausa será tema de palestra, desta vez com apresentação de vídeo. Às 15h30, acontece o café da tarde e, na seqüência, aula de lian gong. A programação será encerrada com palestra sobre métodos anticoncepcionais e distribuição de brindes.

"Estas atividades são importantes porque viabilizam espaços para que a unidade possa reforçar o vínculo com o usuário e trazê-lo para o serviço não só no momento da doença mas para buscar informações sobre como manter-se saudável. Nesta terça, vamos direcionar as ações para a mulher com enfoque para os seus vários papéis: de esposa, mãe, filha, dona de casa, na terceira idade. A prevenção do HIV, vírus da Aids, terá destaque", afirma a média de família Flávia Garita, coordenadora do CS Faria Lima.

São José. No Centro de Saúde São José (Região Sul) a unidade será aberta às 7h com café da manhã para usuárias e servidoras. Em seguida, as equipes distribuem-se em grupos para falar sobre prevenção de doenças, dar aulas de artesanato e estimular discussões sobre o tema ‘o que é ser mulher’.

Segundo a enfermeira sanitarista Vera Elisa de Oliveira, coordenadora do CS São José, o volume maior de atividades será na parte da manhã quando haverá ainda apresentações de teatro e música. Mas, durante todo horário de funcionamento da unidade – das 7h às 19h - os usuários vão poder observar painéis com a história dos movimentos organizados das mulheres.

A coordenação do CS informa que também aproveitar a oportunidade para uma confraternização com as mulheres de todas as equipes vinculadas à unidade, inclusive as que trabalham nos módulos de saúde da família Nova América, Oziel e Monte Cristo – que são coordenados pelo São José - e as alunas e docentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas) – que atuam como estagiárias no serviço.

"O intuito é fortalecer o vínculo com a equipe e com nossas usuárias", diz Vera. A sanitarista afirma que as mulheres, na maioria das vezes, vão ao centro de saúde para acompanhar alguma outra pessoa – filho, pais etc. "Elas são muito mais cuidadoras dos outros do que delas mesmas. Portanto, queremos enfocar a necessidade delas buscarem o cuidado também para si próprias".

Volta ao índice de notícias