Campinas apresenta balanço da dengue em reunião do Ministério da Saúde

10/03/2005

Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde expõe nesta quinta-feira, dia 10 de março, durante reunião de avaliação do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), em São Paulo, a situação da doença em Campinas, relata o trabalho de combate desenvolvido pelo município e apresenta o planejamento das ações para o ano de 2005.

O evento, coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, reúne técnicos do ministério, representantes das secretarias estaduais e municipais de todos os estados da Região Sudeste do Brasil - Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo - e também dos municípios prioritários entre os quais consta Campinas.

O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é avaliar as ações de controle e prevenção e definir atividades que garantam a redução dos casos da doença. As atividades tiveram início às 8h30, no Hotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71, Centro), com apresentação sobre a situação epidemiológica da dengue no Brasil e desafios para o controle da doença.

Prossegue com a exposição dos resultados obtidos com a mobilização do Dia D no país e, à tarde, os técnicos de estados e municípios prioritários farão balanços de suas respectivas situações e apresentarão planos de trabalho para o ano. Campinas está representada no evento pela médica sanitarista Naoko da Silveira, da Vigilância em Saúde Municipal.

Balanço. Os casos de dengue em Campinas sofreram uma redução de 94,7% em 2004, se comparados a 2003. Segundo dados da Vigilância em Saúde Municipal, no ano passado, foram registradas 24 notificações de casos de dengue. Em 2003, foram 458.

No total, no País, a redução foi de 69% em 2004, em relação a 2003. Em toda a Região Sudeste, a queda foi de 64,73%. Em São Paulo, a redução chegou a 85%, de acordo com dados preliminares. Nos demais estados, as diminuições foram de 84,5% no Espírito Santo, 74,1%, no Rio de Janeiro, e de 14%, em Minas Gerais.