Campinas começa a distribuir nova caderneta de saúde da criança

14/03/2005

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu nesta segunda-feira, dia 14 de março, e começa a distribuir ainda nesta semana, aos hospitais e maternidades da cidade, a nova caderneta de saúde da criança, lançada pelo Ministério da Saúde no dia 17 de fevereiro. O documento visa acompanhar mais de perto o crescimento e o desenvolvimento de meninos e meninas durante toda a infância, até os 10 anos.

A caderneta vai ser entregue já na maternidade a todas as crianças nascidas a partir de agora em Campinas, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou não. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2004, nasceram 19.306 bebês na cidade, sendo que deste total 13.697 são filhos de moradores do município. Para atender essa demanda, o Ministério da Saúde enviou 18 mil cadernetas.

O novo exemplar é mais completo que o cartão da criança que vinha sendo confeccionado e distribuído pelos estados. Quanto ao conteúdo, a caderneta da criança traz, além da identificação do recém-nascido e do acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e vacinação – já presentes no cartão da criança – uma série de outras informações.

Elas tratam da gravidez, do parto e puerpério (pós-parto), observações sobre a saúde bucal, ocular e auditiva, doenças da criança e tratamentos efetuados. Inclui ainda dicas de saúde, passos para uma alimentação saudável, controle de peso e vacinação até os 10 anos, direitos da criança e o gráfico de peso por idade.

"Aos poucos, a caderneta vai substituir totalmente o cartão da criança, que acompanha o desenvolvimento e a vacinação de meninos e meninas até 7 anos de idade. Mesmo assim, é importante destacar que crianças que possuem o cartão da criança devem continuar com ele", afirma a pediatra e homeopata Priscila Chackour, coordenadora da saúde da criança e do adolescente em Campinas.

Segundo Priscila, o novo documento é um importante instrumento de vigilância da saúde, do crescimento e do desenvolvimento e auxilia a família e os profissionais de saúde no cuidado integral da criança. "A caderneta deve ser levada sempre ao serviços de saúde para que em cada consulta ou vacina o profissional de saúde faça as devidas anotações. Nestas ocasiões, os pais também devem tirar suas dúvidas no sentido de aproveitar todos os recursos da nova caderneta e aprender a proteger as crianças, cuidar de sua alimentação e garantir os seus direitos a um desenvolvimento saudável", informa a pediatra.

A caderneta foi elaborada nas versões menina, de cor laranja, e menino, verde, em função das diferenças entre os gráficos de crescimento. O Ministério de Saúde informa que enviou 3,5 milhões de exemplares a todos os municípios brasileiros e vai distribuir 300 mil manuais para médicos, enfermeiros e nutricionistas com orientações para o melhor preenchimento da caderneta.

Em Campinas, para garantir a implantação da nova caderneta, a Secretaria Municipal de Saúde pretende reunir-se com instituições de saúde pública e privada que prestam assistência à mulher no parto. Se for necessário, a Secretaria ainda vai oferecer treinamento para as equipes das unidades básicas de saúde para o melhor aproveitamento de todos os recursos da nova caderneta.